F1: Pérez ultrapassa Leclerc para vencer corrida Sprint do GP do Azerbaijão

Sergio Pérez venceu a corrida Sprint do GP do Azerbaijão da F1. Neste sábado (29), o piloto conseguiu superar o primeiro colocado para garantir sua segunda vitória da temporada 2023 – e mais uma em circuitos de rua.

Chegou a hora da primeira largada do final de semana. Baku tem servido de palco para a Sprint inaugural do campeonato e também no novo formato – houve uma classificação para definir o grid e o resultado não influencia a prova do domingo.

Quem conseguiu a pole-position para a disputa é Charles Leclerc, que também sai na frente no GP. O mexicano da Red Bull bateu o companheiro Max Verstappen e é quem dividia a primeira fila com o monegasco da Ferrari.

A Sprint da F1 vai contar com apenas 19 pilotos na pista. Isso porquê Logan Sargeant não pôde participar por conta do forte acidente que sofreu no final do SQ1 de mais cedo, danificando bastante sua Williams.

Outros pilotos com problemas eram Fernando Alonso, que estava com uma falha em sua asa traseira e não conseguia acionar o DRS, e Esteban Ocon, que por conta de falha mecânica, teria de largar do pitlane.

Saiba como foi a Sprint do GP do Azerbaijão da F1:

Na escolha dos pneus, a grande maioria dos competidores optou pelo médio. Apenas Valtteri Bottas e Lando Norris vão sair com os compostos macios – vale lembrar que na prova não é necessário parar.

Largada autorizada e Leclerc conseguiu manter a primeira colocação. Pérez se manteve em segundo, enquanto George Russell colocou lado a lado com Verstappen e conseguiu ultrapassar o holandês, que caiu para quarto.

Na segunda volta, então, uma cena bastante improvável: um pneu estava rodando sozinho no meio da pista. Depois, foi possível ver que saiu do carro de Yuki Tsunoda após bater na barreira de proteção, obrigando bandeira amarela nos setores 2 e 3.

Pouco depois, foi necessário um safety-car virtual. O japonês da AlphaTauri conseguiu levar o carro para os boxes e o time começou o trabalho para tentar mandar o competidor de volta à pista.

Neste ponto, a ordem na pista era Leclerc, Pérez, Russell, Verstappen, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Alexander Albon, Lando norris e Lance Stroll completando o top-10.

Tsunoda chegou a voltar para o traçado, mas o carro estava claramente desalinhado, impossibilitado de continuar. A direção de prova, então, anunciou que haveria uma investigação pós-corrida por conta de liberação não segura por parte do time.

Os fiscais, por conta da demora, acionaram então o carro de segurança.

Relargada autorizada e Leclerc se manteve na primeira colocação. Verstappen deu o ataque em cima de Russell, retomando a terceira posição, enquanto Sainz e Hamilton quase se tocaram em briga por colocação.

Charles puxava o pelotão em Baku, seguido por Pérez, Verstappen, Russell e Sainz completando os cinco primeiros colocados.

O mexicano da Red Bull vinha colado na traseira do adversário monegasco, se aproveitando do vácuo para se aproximar cada vez mais. O piloto estava a 0s644 do ponteiro, esperando o momento para abertura de asa.

Acontece que com dez voltas para a bandeira quadriculada, Sérgio conseguiu superar o adversário para tomar a primeira colocação. Charles se mantinha perto para tentar se aproveitar do DRS.

Após a ultrapassagem de Pérez em cima de Leclerc, as coisas acalmaram um pouco no Azerbaijão. O primeiro colocado já abria quase 1s para o segundo, que tinha 0s878 para o terceiro.

Pérez é o primeiro colocado, com Leclerc, Verstappen, Russell, Sainz, Alonso, Hamilton e Stroll completando os oito primeiros e, portanto, completando a zona de pontuação da corrida Sprint.

Com 14 de 17 voltas previstas, as coisas não deveriam mudar mais na ponta do pelotão. Sergio já tinha mais de2s de respiro para Leclerc que, por sua vez, estava a 1s1 de Verstappen. Russell tinha mais de 4s de desvantagem.

Bandeira quadriculada e Pérez garantiu o segundo triunfo do ano, apesar de não entrar para as estatísticas da F1. Leclerc e Verstappen completam o pódio do dia.

F1 2023, GP do Azerbaijão, Sprint:

1) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
4) George Russell (Mercedes)
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
7) Lewis Hamilton (Mercedes)
8) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
11) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
12) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
14) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
15) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
16) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
18) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
OUT) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
OUT) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)