F1: Pérez prova ser rei das ruas e consegue vitória no GP do Azerbaijão

Sergio Pérez mostrou realmente ser o rei das pistas de rua na F1. No GP do Azerbaijão da manhã deste domingo (30), o mexicano da Red Bull dominou a monótona prova para garantir mais uma vitória para seu currículo – sua sexta na carreira e segunda na temporada 2023.

Ao subir ao degrau mais alto do pódio, o mexicano consegue ganhar pela quinta vez em uma pista de rua do calendário. Ainda, o competidor se tornou o primeiro vencedor repetido na pista do Azerbaijão.

Charles Leclerc foi quem alinhou para a pole-position da prova nas ruas de Baku, sua 19ª da carreira na principal categoria do automobilismo. O monegasco dividia a primeira fila com Max Verstappen.

Na outra ponta do pelotão, dois pilotos encaravam problemas e precisavam largar dos boxes. Eles eram Esteban Ocon, que começou a prova Sprint também do pitlane, e Nico Hülkenberg.

Na escolha dos pneus para o início da disputa, a maior parte do pelotão escolheu pelo composto médio. As exceções eram Nyck de Vries, Ocon e Hülkenberg, que calçaram a gama mais dura da Pirelli.

Saiba como foi o GP do Azerbaijão da F1:

Largada autorizada no Azerbaijão e Leclerc conseguiu manter a primeira colocação, segurando a investida do bicampeão da Red Bull. Sergio Pérez, Carlos Sainz e Lewis Hamilton também se mantiveram nos seus postos.

Após o primeiro giro completado, Valtteri Bottas foi o piloto que mais perdeu posições ao cair cinco postos e estar em 18º. Enquanto isso, ganhando três, Kevin Magnussen ganhou três, Pierre Gasly, Lance Stroll e George Russell subiram duas cada.

Abertura de asa autorizada a partir da terceira volta e na reta principal, Verstappen deu a primeira investida em cima de Leclerc. Sem tomar conhecimento do adversário, o bicampeão se tornou o novo líder.

O atual líder do campeonato já conseguia se desprender na primeira colocação abrindo mais de 1s. Enquanto isso, chegou a vez de Pérez abrir a asa, avançar em cima de Charles e consumar a ultrapassagem, tomando o segundo posto.

Enquanto isso, mais atrás no pelotão, Stroll estava imediatamente atrás de seu companheiro Alonso. O canadense reforçou no rádio que não iria atacar o bicampeão, que respondeu que caso quisesse, o colega poderia ultrapassar.

A primeira rodada de paradas para troca de pneus começou no giro 7. Bottas foi o primeiro a ir para o pit-stop, com Alexander Albon e Pierre Gasly seguindo o finlandês da Alfa Romeo.

Enquanto o mexicano tentava se aproximar de seu colega holandês e a dupla trocava de volta mais rápida constantemente, Alonso começou a caçada em cima de Hamilton para tentar assumir o quinto posto.

A briga interna na Red Bull parecia começar cada vez mais a tomar forma, já que Sergio vinha tirando cada vez mais do ponteiro. Entretanto, na volta 11, Verstappen reclamou dos pneus e foi para os boxes.

Acontece que nesse mesmo giro, o safety-car precisou ser acionado. O motivo foi que De Vries passou reto na curva 3, danificou a suspensão e ficou parado no meio do traçado, precisando de auxílio para deixar a pista.

Aproveitando o momento do carro de segurança, todos os competidores foram aos boxes para trocarem os compostos. Inclusive, uma cena curiosa foi vista, pois Russell e Stroll entraram lado a lado no pitlane.

Relargada autorizada no Azerbaijão e Leclerc tentou dar a investida em cima de Pérez por fora, mas não deu. Enquanto isso, Max atacou Charles e mesmo sem asa móvel, conseguiu tomar a segunda colocação.

Já o espanhol da Aston Martin veio para dar o ataque em cima de Sainz. O competidor bicampeão, sem grandes problemas, conseguiu deixar o adversário da Ferrari para trás e era o quarto.

Quem vinha escalando o pelotão aos poucos eram Hamilton. Após voltar apenas em 13º da parada e estar em décimo no momento do safety-car, o sete vezes campeão já estava em sétimo na perseguição em cima de Lance.

Com 19 voltas completadas em Baku, Pérez é quem vinha na primeira colocação com 1s5 de diferença para Verstappen, o segundo. Leclerc, Alonso, Sainz, Stroll, Hamilton, Russell, Ocon e Hülkenberg completava a zona de pontuação.

Durante a prova, então, Alonso tentou dar uma ajudada a Stroll. No rádio, comentou que “diga a Lance minha sugestão de equilíbrio do freio, pode ser uma boa ajuda”. Acontece que pouco depois, o canadense foi ultrapassado por Hamilton.

Em nono e décimo, Ocon e Hülkenberg foram os pilotos que largaram do pitlane e de pneus duros. Inclusive, a dupla era a única que ainda não havia feito o pit-stop.

Enquanto isso, Lewis vinha escalando o pelotão para ganhar posições. Já na sexta colocação, o britânico da Mercedes começava a se aproximar de Sainz, estando a menos de 1s do adversário da Ferrari.

Pérez conseguia manter uma distância segura de Verstappen na primeira colocação. O mexicano tinha 1s730 de respiro para o companheiro, o que não permitia uma eventual abertura de asa móvel.

Andando na segunda colocação com mais de a metade da corrida completada, Verstappen era o único competidor de todo o pelotão que estava andando na mesma posição em que largou.

As coisas se acalmaram relativamente bastante com pouco menos de 20 voltas para a bandeira quadriculada. A maior parte dos pilotos estava com 1s de vantagem para o adversário à frente, barrando qualquer disputa por posição.

Hamilton começou a se aproximar de forma ameaçadora de Sainz para brigar pela quinta colocação. O inglês estava a pouco menos de 1s do espanhol, mas não conseguia baixar de 0s8.

Pérez lidera com 3s2 de vantagem para Verstappen, segundo. Leclerc vem completando o pódio, com Alonso, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Ocon e Hülkenberg compondo os dez primeiros colocados.

Após pouco mais acontecer nas voltas finais, Pérez garantiu sua sexta vitória da carreira, quinta em circuitos de rua da F1. Verstappen cruzou a linha de chegada em segundo, com Leclerc completando o pódio.

F1 2023, GP do Azerbaijão, corrida:

1) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
6) Lewis Hamilton (Mercedes)
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
8) George Russell (Mercedes)
9) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
10) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
11) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
14) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
15) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
17) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
OUT) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)