F1: Perez diz que é preciso foco e ignorar críticas para se manter na Red Bull

Sergio Perez rebateu as críticas sobre sua adaptação na Red Bull Racing, afirmando que a pressão na equipe é tão grande, que esse é o motivo de muitos pilotos não terem sobrevivido na equipe.

Desde a saída de Daniel Ricciardo no final da temporada 2018 da Fórmula 1, a Red Bull tem enfrentado dificuldades para encontrar um companheiro de equipe ideal para Max Verstappen. Pierre Gasly foi promovido de forma precoce e trocado por Alex Albon, que apesar de impressionar na estreia, não rendeu o suficiente.

Com a Red Bull buscando um piloto fora de seu programa de jovens talentos, Perez chegou em 2021 quebrando um jejum de 14 anos da equipe sem pilotos externos.

Apesar de não conseguir igualar o desempenho de Verstappen, o mexicano já soma quatro temporadas na Red Bull e é elogiado por sua resiliência. Para Perez, o longo período na equipe é motivo de orgulho, devido às altas expectativas depositadas nos pilotos da Red Bull.

“Sempre há pressão na Fórmula 1, afinal estamos no topo do esporte”, disse Perez no podcast ‘Beyond The Grid’. “É normal ter que entregar resultados em todas as condições e corridas. Mas na Red Bull, a pressão é diferente. Há um motivo pelo qual muitos pilotos não aguentam. A cobrança e o foco em você são bem maiores do que em outras equipes.”

Na temporada passada, Perez enfrentou dificuldades no meio do ano, enquanto Verstappen acumulava vitórias consecutivas. O mexicano chegou a ser alvo de rumores de saída, mas afirma que sua vasta experiência permite ignorar as críticas externas e focar na pilotagem.

“Me considero privilegiado por ter crescido sem a influência das redes sociais, que podem ser bem tóxicas. Tento me afastar desse tipo de coisa”, disse Perez. “Meu foco é vir aqui, fazer meu trabalho, dar o meu melhor e me preparar da melhor forma possível. É isso que posso controlar.”

“Posso me esforçar ao máximo, mas no final do dia, o mais importante é trabalhar com a equipe, entregar resultados. A pressão externa sempre existirá e não há nada que se possa fazer contra isso. O importante é saber ignorá-la”, finalizou o mexicano.

Com contrato encerrando no final de 2024, Perez iniciou bem a temporada com dois segundos lugares consecutivos atrás de Verstappen, o que é um bom caminho para tentar permanecer na equipe no próximo ano.