Sergio Perez afirmou que o aumento da temperatura durante o GP do Japão de Fórmula 1, atrapalhou o equilíbrio de seu carro da Red Bull e o impediu de lutar pela vitória.
O mexicano se classificou a apenas sete centésimos do pole position Max Verstappen em Suzuka, completando uma primeira fila da Red Bull pela primeira vez desde Miami, no ano passado.
No entanto, Perez não conseguiu desafiar o companheiro de equipe na corrida, já que Verstappen venceu com folga, abrindo 12.8 segundos de vantagem.
As chances de Perez diminuíram quando ele caiu para trás de Lando Norris no segundo stint, e depois teve que ultrapassar o piloto da McLaren e a Ferrari de Charles Leclerc, que optou por apenas um pit stop.
Mas Perez revelou que já estava em desvantagem antes disso, já que o aumento da temperatura da pista para 40 graus durante a corrida afetou o comportamento de seu RB20.
“Começou muito bem ontem. E hoje tive uma boa largada”, disse Perez após a corrida em Suzuka. “Infelizmente, acho que fomos pegos de surpresa com o aumento da temperatura. Com o equilíbrio do carro, simplesmente não conseguimos ficar por cima no primeiro stint, o que significa que a degradação dos pneus foi um pouco maior.”
“Além disso, com Lando indo para a pista com dois sets de pneus duros, isso comprometeu um pouco mais a nossa corrida do que eu gostaria. Mas acho que já no segundo stint, as coisas estavam bem mais sob controle. Conseguimos entender melhor o equilíbrio do carro. E acho que no terceiro stint, as coisas estavam bem melhores”, finalizou o piloto mexicano.