F1: Perez destaca análise “muito profunda”como ponto de virada em 2023

Sergio Perez destacou como uma análise “muito profunda” na fábrica da Red Bull após o Grande Prêmio do Catar forneceu o principal ponto de virada de sua performance na temporada 2023 da Fórmula 1.

Perez começou o ano de forma promissora com duas vitórias nas primeiras quatro corridas, ficando a apenas um ponto de seu companheiro de equipe, Max Verstappen, no Campeonato de Pilotos. No entanto, após ser derrotado partindo da pole position por Verstappen, que largou em 10º, em Miami, um acidente no início do treino classificatório em Mônaco desencadeou uma sequência de cinco ausências consecutivas no Q3.

O terrível período de baixa performance do mexicano culminou com um desastroso GP do Catar em outubro, onde ele terminou em 10º, 1min20s atrás do vencedor da corrida, Verstappen, que havia assegurado o título durante a corrida Sprint de sábado, com cinco rodadas ainda restantes naquele momento.

Após estar ameaçado de perder o segundo lugar, Perez se recuperou para conquistar mais um pódio em Las Vegas, garantindo o segundo lugar na classificação com uma corrida de antecedência.

Perez, que terminou a temporada 290 pontos atrás de Verstappen, revela que seus problemas foram decorrentes de seguir a direção errada no acerto e depois se “perder”.

“Tive um debrief muito profundo no Catar, onde voltei para a fábrica por cerca de uma semana e fui muito a fundo com todos os engenheiros,” ele revelou em Abu Dhabi.

“E entendemos muitas coisas que estávamos fazendo para compensar as fraquezas que tínhamos e provavelmente estávamos tomando a abordagem errada com o carro e tentando compensá-lo demais com o acerto do carro e, finalmente, apenas nos perdendo fim de semana após fim de semana.”

Perez havia atribuído anteriormente suas lutas contínuas ao fato do dominante desafiante RB19 da Red Bull ter sido desenvolvido longe dele pela segunda temporada consecutiva.

Perguntado se era o carro ou seu estilo de pilotagem que precisava mudar, Perez respondeu: “Tem sido uma grande parte de ambos, mas basicamente o declínio foi um pouco sobre o que estávamos fazendo com o acerto em alguns fins de semana.”

Com o calendário da F1 de 2023 compreendendo um recorde de 22 rodadas, a pausa antes da rodada tripla nas Américas forneceu uma rara chance de sentar-se com os engenheiros.

O extenso tempo gasto na fábrica da Red Bull em Milton-Keynes parece ter ajudado Perez, que se classificou em quarto na Cidade do México e foi superado no pódio no Brasil antes de retornar ao pódio em Las Vegas.

“Eu precisava do tempo,” o piloto de 33 anos admitiu. “Você sabe, estamos muito ocupados. Estamos muito ocupados com todos os compromissos que temos nas corridas, sabe, com o simulador e assim por diante.

“Mas eu senti naquela época que precisava, estávamos apenas nos perdendo fim de semana após fim de semana. Então, era apenas importante dar um passo para trás e realmente olhar em detalhes.

“E acho que desde então, nossa temporada se transformou completamente.”