Adrian Newey, o renomado designer de carros de Fórmula 1, está prestes a encerrar sua jornada com a Red Bull ao finaldo primeiro trimestre de 2025, deixando o mundo do automobilismo em suspense sobre seu próximo destino. Enquanto a Aston Martin mostra interesse em contar com seus serviços, parece que a Ferrari pode ser o destino mais provável para Newey.
Sergio Perez, piloto da Red Bull e um dos principais beneficiados pelo trabalho de Newey, acredita que o designer terá um impacto imediato e significativo em qualquer equipe que venha a se juntar. “Definitivamente,” afirmou Perez. “Adrian, com a experiência que possui, obviamente contribuiu muito para a filosofia da Red Bull. Suponho que ele causará um impacto imediato, onde quer que vá, no que quer que faça.”
Perez elogiou Newey não apenas como designer, mas como uma figura influente em várias áreas dentro de uma equipe de corrida. “Ele é um cara muito inteligente, muito trabalhador. E ele é muito mais do que um designer. Ele pode influenciar até mesmo estratégias, configurações. Ele poderia ter essa influência em um fim de semana de corrida. Então, tê-lo por perto nos fins de semana de corrida era ótimo.”
Essas qualidades fazem de Newey um profissional extremamente valioso no circuito da F1, capaz de transformar a performance de qualquer equipe. “Ele é obviamente um indivíduo muito forte que, onde quer que vá, causará um impacto imediato. Mas, obviamente, é um grupo inteiro de pessoas que ele precisará ter ao seu redor também,” concluiu Perez.
Com sua saída programada para o primeiro trimestre de 2025, Newey ainda terá tempo suficiente para influenciar o desenvolvimento dos carros de 2026 para sua nova equipe. A expectativa é que sua expertise traga um avanço significativo para a equipe que conseguir garantir sua contratação, potencialmente mudando a dinâmica de poder na Fórmula 1.
A transição de Newey promete ser um dos temas mais discutidos e influentes da temporada de 2025, com implicações que poderão ressoar por muitos anos na Fórmula 1.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com os jornalistas Victor D. Berto e Rodrigo França.