F1: Norris trabalhou lado mental para não repetir erros cometidos em 2023

Lando Norris, piloto da McLaren, revelou que sua busca por respostas para os erros cometidos em classificações na temporada passada se estendeu até uma análise de sua abordagem mental.

Apesar de 2023 ter sido seu melhor ano na Fórmula 1 até o momento, com sete pódios e 205 pontos somados, Norris não conseguiu vencer nenhuma corrida. O piloto lamentou várias oportunidades perdidas que o impediram de desafiar Max Verstappen.

Entre seus erros, ele destaca o desrespeito aos limites da pista no Catar e desempenhos ruins nas classificações nos Estados Unidos e no México. A sequência de erros culminou com Norris chamando sua performance em Abu Dhabi de ‘horrível’ após uma derrapagem que o tirou da primeira fila do grid para o quinto lugar.

Abrindo o jogo sobre as medidas tomadas para reverter esses resultados negativos, Norris afirmou que só saberá se o trabalho foi eficaz, quando a temporada 2024 começar.

“Trabalhei em várias coisas, tanto na forma como piloto quanto na forma como extraio o máximo desempenho nas voltas”, afirmou Norris à imprensa na apresentação do novo carro da McLaren para este ano. “Analisei meus comportamentos e tentei testá-los no simulador para melhorar. Às vezes é difícil evoluir até estar realmente no carro e executando tudo. Mas fiz o que pude, inclusive questões mentais.”

Com a entrada no terceiro ano sob os novos regulamentos de efeito solo, a McLaren busca capitalizar em uma temporada positiva na qual foi a rival mais consistente da Red Bull. A equipe optou por não realizar seu evento anual de lançamento, e algumas áreas do assoalho do MCL38 apareceram sombreadas nas imagens.

Questionado sobre se a apresentação reservada era para esconder elementos do carro antes dos testes, Norris respondeu: “Porque podemos! É um jogo de performance. Por que entregar qualquer vantagem? Sabem como é o carro, mas verão o resto em duas semanas. Sejam pacientes”, encerrou rindo.

A jornada de Norris para superar seus erros em 2024 vai além do carro e do talento. Seu foco em uma abordagem mental mais eficiente, pode ser um diferencial na disputa por vitórias e resultados expressivos para a McLaren.