F1: Norris destaca sessão de classificação boa, mas ritmo de corrida incerto

Lando Norris conquistou o P4 no grid de largada para o GP da China de Fórmula 1, superando os dois carros da Ferrari na sessão de classificação. No entanto, o piloto britânico não considera a performance ‘algo excepcional’.

Tanto Norris quanto Oscar Piastri (P5) largarão à frente de Charles Leclerc e Carlos Sainz no circuito de Xangai. O tempo de Norris, suficiente para o P4, foi apenas um décimo de segundo mais rápido que o de Leclerc (P6 com 1:34.289), destacando a proximidade do pelotão atrás da Red Bull.

Considerando a igualdade na briga e o fato de a Ferrari geralmente ter melhor ritmo de corrida que a McLaren, Norris prefere não se empolgar excessivamente com a classificação.

“É um pouco como o Japão, fizemos uma boa sessão de classificação”, disse Norris à imprensa. “Um pouco fora de posição em relação à Ferrari, mas estamos apenas um décimo à frente deles, então não é algo ‘UAU’, ou que fizemos algo excepcional. Um décimo pode ser facilmente explicado por eles não terem feito uma ótima volta, e nós fizemos uma volta um pouco melhor. É sempre uma margem pequena, de décimo ou um décimo e meio eu diria.”

Uma característica marcante até agora no Circuito Internacional de Xangai é a proximidade de várias equipes. Tanto a Sauber (Stake F1 Team) quanto a Haas demonstraram bom ritmo, com Nico Hulkenberg da Haas se classificando em nono e Valtteri Bottas da Sauber em décimo.

O principal problema da McLaren nesta temporada é o gerenciamento de pneus e o ritmo de corrida, questões que não são determinantes na sessão de classificação. Norris reconhece que o carro está performando bem em uma volta lançada, mas os problemas voltam a aparecer no domingo.

“Está tudo muito apertado entre vários times, até mesmo a Sauber está muito, muito rápida, impressionantemente rápida hoje”, acrescentou Norris. “A Haas também parecia estar fazendo um bom trabalho. Então, parece que todo mundo está bem agrupado, e isso inclui a gente. Mas como Oscar disse, é apenas a classificação, os pneus novos escondem muitos dos nossos problemas. Porém, como vimos hoje de manhã, eles voltam à tona conforme os pneus desgastam e o carro fica mais pesado. Então, acho que as coisas estão como esperávamos, só a classificação é um pouco melhor. E acho que é por isso que hoje foi um bom dia para nós”, completou o piloto britânico.