Lando Norris acredita que as dificuldades iniciais da McLaren na temporada 2023 da Fórmula 1, acabaram por preparar a equipe para a surpreendente briga pelo topo que protagonizou na segunda metade do ano. Após um começo de ano bastante fraco com o MCL60, a introdução de um extenso pacote de atualizações a partir do GP da Áustria, elevou a McLaren ao posto de principal rival da Red Bull.
Norris viveu sua temporada mais produtiva na F1, acumulando sete pódios e marcando 205 pontos, seu melhor resultado na carreira. O companheiro de equipe estreante, Oscar Piastri, também brilhou, subindo ao pódio no Japão e no Catar e conquistando sua primeira vitória na corrida Sprint de Losail (Catar).
Apesar das promessas de melhorias, Norris admite que inicialmente era cético sobre o salto que a McLaren poderia dar após o início turbulento. “O começo foi duro porque eu pensei que seria assim o ano inteiro”, confessou Norris. “Você não sabia o quanto iríamos melhorar, especialmente no início. Claro, dizíamos que seríamos pacientes e que tínhamos boas coisas chegando. Mas em anos passados, quando tínhamos atualizações decentes, nem sempre significava uma grande melhora.”
“Este ano foi completamente o oposto, acabou sendo uma evolução até maior do que esperávamos. Mas foi duro porque você nunca quer começar a temporada pensando: ‘Uau, faltam 24 ou 23 corridas e eu nem consigo sair do Q1’. É difícil saber disso logo no início da temporada, te faz pensar: ‘Caramba, isso vai ser um ano bem longo’.”
A partir do momento em que a McLaren apresentou sua revisão no MCL60 na Áustria, apenas a Red Bull, que venceu todas as corridas menos uma este ano (GP de Singapura vencido por Carlos Sainz da Ferrari) para garantir ambos os títulos, conseguiu superar a equipe de Woking efetivamente. Norris acredita que a capacidade da McLaren de maximizar as situações com um carro aprimorado, derivou da atenção aos detalhes que precisou para mudar um pacote não competitivo.
“Mas acho que o que nos preparou muito bem, foi que isso fez todo mundo trabalhar muito duro para conseguir tudo que era possível com um carro ruim, e ajudou muito para quando finalmente tivéssemos um bom carro”, continuou o britânico. “Acho que fomos uma das melhores equipes, talvez não tanto depois de Las Vegas, mas fora isso, maximizamos os pontos em todos os finais de semana, com confiabilidade e tudo mais, além de apenas ter um carro rápido, acho que fomos muito bons nisso.”
“Acho que estar em uma posição ruim no início da temporada quase ajuda um pouco, porque você percebe que às vezes, quando você é rápido, muitas coisas são fáceis e acontecem facilmente, e você meio que esquece às vezes das coisas menores. Quando você está com dificuldades, cada pequena coisa é quase mais importante, e portanto, você as utiliza mais”, disse ele.
“Então, quando você tem um carro rápido, você está utilizando muitas coisas, então acho que isso pode te preparar bem. Mas então há outras coisas para as quais você precisa se preparar quando está lutando no topo. Ainda é uma disputa diferente quando você está lutando lá na frente comparado a quando está atrás”, encerrou Norris.
Com a McLaren superando a Aston Martin para conquistar o quarto lugar no Campeonato de Construtores, Norris destacou ainda o quanto ficou orgulhoso de toda a equipe por sua notável recuperação no decorrer da temporada 2023.