F1: Norris aponta ponto fraco do carro da McLaren

Lando Norris acredita que a McLaren pode brigar por pódios constantemente na temporada 2024 da Fórmula 1, desde que a equipe corrija o ‘significativo’ déficit de performance em baixa velocidade.

No GP da Austrália, Norris conquistou o P3, com o companheiro de equipe Oscar Piastri ficando logo atrás, na quarta posição, marcando o melhor início de temporada da equipe desde 2012.

Ambos os pilotos admitiram que o resultado foi um indicativo animador de que o MCL38 da McLaren, era competitivo o suficiente em Albert Park para pressionar a Ferrari (que garantiu uma dobradinha) durante a corrida.

Norris reiterou sua convicção de que tinha ritmo para ficar entre os pilotos da Ferrari, mesmo tendo ficado para trás de Charles Leclerc após os primeiros pit stops.

“Acho que esperávamos um bom ritmo, mas talvez não para acompanhar Charles. Honestamente, eu diria que nosso ritmo provavelmente estava um pouco melhor do que o dele hoje”, disse Norris logo após a corrida. “É claro que eles têm um carro mais rápido que o nosso, então, para podermos competir contra eles, lutar contra a Ferrari, isso mostra bons sinais para nós. Um dia positivo e uma boa pontuação, portanto, não poderíamos estar mais felizes.”

Desde que as atualizações no meio de temporada passada, ressaltaram a força da McLaren em curvas de alta velocidade, isso colocou a equipe de volta na briga pelo topo. O time de Woking espera um fim de semana ainda mais competitivo no circuito rápido e fluido de Suzuka, onde Norris e Piastri conquistaram um pódio duplo em 2023.

No entanto, Norris reconhece que as curvas de baixa velocidade continuam sendo uma fraqueza que a equipe precisa se esforçar para melhorar, para poder realmente desafiar equipes como a Ferrari em todas as configurações de pista.

“Se olharmos para Suzuka no ano passado, foi um dos nossos melhores finais de semana com os dois carros no pódio, e apenas a Red Bull à nossa frente”, avaliou o britânico. “Acho que está claro que a Red Bull está talvez dois passos à nossa frente e a Ferrari um passo, mas quando chegamos a uma pista que nos convém, acho que podemos ficar confiantes. Somos muito fortes em curvas de alta velocidade, por isso fomos bons aqui (Melbourne), mas perdemos um tempo significativo em curvas de baixa. Se pudermos melhorar nisso só um pouco, então eu diria que na maioria dos finais de semana eu estaria confiante de que poderíamos competir por pódios e bons pontos. Estamos sentindo falta de algumas coisinhas, mas estamos trabalhando, e assim que conseguirmos, as coisas vão se encaixar”, finalizou o piloto britânico.