F1: No GP da Itália, Verstappen supera Sainz, vence mais uma e aumenta recorde

Em dia de dobradinha da Red Bull, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Itália, realizado neste domingo (3), em Monza. O piloto da Red Bull demorou 15 voltas para ultrapassar o pole-position Carlos Sainz, da Ferrari. Com a vitória, Verstappen aumentou seu recorde de vitórias seguidas com 10 triunfos. Foi a vitória 47 de Verstappen na Fórmula 1.

Sainz largou muito bem e conseguiu se defender do bicampeão durante suas investidas, mas no giro 15, um erro na primeira chicane tirou as chances do espanhol. Verstappen passou e logo abriu boa vantagem lá na frente para não ser mais superado.

Perez foi o segundo colocado, conquistando a dobradinha para a Red Bull. O mexicano passou Carlos Sainz nos estágios finais da corrida.

A Ferrari conquistou a última posição no pódio com Sainz. Depois de uma briga interna que viu até toque entre o espanhol e Charles Leclerc, Sainz levou a melhor para terminar na P3. Leclerc terminou na quarta posição.

A Mercedes veio logo em seguida com George Russell à frente de Lewis Hamilton, respectivamente na P5 e P6. Hamilton foi penalizado em cinco segundos por um toque com Oscar Piastri, da McLaren, mas conseguiu abrir quase sete segundos para o P7, Alexander Albon.

Lando Norris, Fernando Alonso e Valtteri Bottas, respectivamente, completaram os 10 primeiros.

A corrida
Verstappen, o atual campeão, teve que se esforçar para ultrapassar o pole position, Carlos Sainz, mas após superar o piloto da Ferrari na 15ª volta, conseguiu se distanciar na liderança. Posteriormente, uma intensa batalha pelas duas últimas posições do pódio se desenrolou, resultando em Perez terminando em segundo e Sainz completando o pódio. Em meio a várias disputas, Leclerc empurrou Perez na 32ª volta e, em seguida, Sainz não deixou espaço para o mexicano na primeira curva em voltas consecutivas. Perez finalmente conquistou a segunda posição na 45ª volta, e quase houve uma colisão entre as Ferraris na curva Roggia na 47ª volta. Nos últimos giros da corrida, os dois pilotos da Ferrari quase se tocaram novamente, mas Leclerc não conseguiu subir ao pódio neste domingo.

George Russell teve uma corrida mais tranquila após um bom começo e, apesar de receber uma penalidade de 5 segundos por ultrapassar Esteban Ocon cortando a primeira chicane, terminou confortavelmente no top 5. Lewis Hamilton terminou em sexto, mesmo após receber uma penalidade de 5 segundos por causar uma colisão com Oscar Piastri, mas conseguiu manter sua posição. Alexander Albon terminou em sétimo, à frente de Lando Norris e Fernando Alonso. Valtteri Bottas conquistou o último ponto disponível, enquanto Oscar Piastri registrou a volta mais rápida da corrida, mas terminou fora dos pontos.

No início da corrida, Sainz liderou ao lado de Verstappen, com todos os pilotos optando por iniciar a corrida com pneus médios, exceto Hamilton, Bottas e Nico Hülkenberg. A corrida de Yuki Tsunoda acabou antes mesmo de começar, pois o piloto japonês teve que abandonar durante a volta de formação. Após a retirada do AlphaTauri de Tsunoda, causando um atraso de 20 minutos, a corrida começou sem incidentes. Sainz defendeu bem sua posição contra Verstappen, enquanto Leclerc não conseguiu ultrapassar o atual campeão e teve que se concentrar em defender o terceiro lugar contra Russell. Nico Hulkenberg foi o piloto que mais ganhou posições após a largada, subindo para a décima posição na primeira volta.

A primeira tentativa de Verstappen de ultrapassar Sainz não foi bem-sucedida, pois o espanhol defendeu bravamente sua liderança. No entanto, o holandês conseguiu ultrapassar o piloto da Ferrari na 15ª volta, depois que Sainz errou na primeira curva. Verstappen então completou a manobra na curva Roggia. Perez também teve que trabalhar duro para ultrapassar George Russell. O mexicano quase passou o piloto da Mercedes na 14ª volta, mas teve que devolver a posição após cortar a primeira chicane. Finalmente, conseguiu superar o britânico na 16ª volta.

Nas paradas nos boxes, Sainz foi o primeiro a parar na 19ª volta, devido ao desgaste excessivo de seus pneus ao competir contra Verstappen. Russell também parou na mesma volta, depois de comentar pelo rádio da equipe que acreditava que o undercut seria eficaz. Verstappen e Leclerc pararam uma volta depois. O piloto da Red Bull conseguiu ficar à frente de Sainz, mas Leclerc voltou à pista atrás de seu companheiro de equipe. Perez parou na 21ª volta, mas não conseguiu ultrapassar as Ferraris. Russell recebeu uma penalidade por cortar a segunda curva após retornar à pista, enquanto Piastri, ao sair dos boxes, colidiu com Norris na primeira curva.

Confira o resultado do GP da Itália de F1, em Monza:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) George Russell (Mercedes)
6) Lewis Hamilton (Mercedes)
7) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
8) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
9) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
10) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
11) Liam Lawson (AlphaTauri/Honda RBPT)
12) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
13) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
14) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
16) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
17) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
DNF) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
DNF) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)