F1: Newey diz que RB20 é “versão mais extrema” do carro de 2023

A Red Bull caminha tranquilamente para mais um ano de amplo domínio na F1. E não é por nada, afinal, Adrian Newey, projetista da equipe, afirmou que o carro da temporada 2024 é uma versão ainda mais melhorada de seu antecessor.

Em 2023, o time austríaco venceu nada menos que 21 das 22 corridas do calendário, sendo 19 delas com Max Verstappen. Inclusive, o holandês apareceu no pódio em todas as provas com exceção do GP de Singapura, batendo inúmeros recordes e se tornando o terceiro maior vencedor da história da categoria.

E neste ano, apesar de terem sido disputadas apenas quatro corridas até o momento, o caminho parece ser semelhante. Das etapas, o tricampeão venceu três, ficando fora apenas do GP da Austrália, quando precisou abandonar com problemas no carro.

Fazendo um balanço sobre o RB20, Newey apontou que, sim, há muitos pontos diferentes com o carro da F1 de 2023, mas que a ideia-base é semelhante, mas em um nível mais avançado. “Realmente, a arquitetura do carro se manteve bastante similar”, falou ao Sky Sports.

“É a terceira geração de 2022. Os princípios aerodinâmicos que você vê no carro deste ano, comparado com o ano passado, é a rota que estamos pegando desde o início de 2022, apenas em uma versão mais extrema”, pontuou.

A primeira atualização da Red Bull aconteceu no último final de semana no GP do Japão da F1. “Todo o princípio, incluindo a parte superior do chassi, é uma espécie de extensão de um princípio que realmente começamos a pressionar bastante no ano passado.” disse Newey.

“É um crédito para todos os caras da fábrica, obviamente. Temos uma tremenda equipe de engenheiros, e isso se espalha por toda a organização e seu entusiasmo, motivação e criatividade é o que você vê aqui diante de você”, concluiu.