F1: Monza finalmente inicia obras de reforma no circuito

O tradicional circuito de Monza, palco do GP da Itália de Fórmula 1, inicia esta semana uma importante reforma com o custo de quase US$ 23 milhões, para se adequar aos padrões modernos da categoria e garantir seu futuro no calendário.

Apesar de sediar a maioria dos GPs da Itália desde 1922, o ‘Templo da Velocidade’ precisava de várias atualizações. O CEO da F1, Stefano Domenicali, já havia sinalizado a necessidade de melhorias para que Monza permanecesse na categoria após 2025, ano em que terminam os contratos atuais tanto de Monza quanto de Ímola, a outra pista italiana do calendário.

Com isso, as tão aguardadas obras finalmente começaram. Durante os próximos 140 dias, o autódromo terá seu asfalto recapeado, receberá melhorias no sistema de drenagem de água, terá seus boxes cobertos com uma estrutura permanente (substituindo a lona atual), e contará com a ampliação e modernização das arquibancadas e demais instalações. Além disso, um novo túnel será construído sob a pista para facilitar o fluxo de espectadores.

Angelo Sticchi Damiani, presidente do Automobile Club d’Italia, destacou os objetivos da reforma: “Nosso principal objetivo é trazer o autódromo de volta à velocidade do mundo moderno. Não podemos mais nos dar ao luxo de ter problemas com o fluxo de fãs e precisamos oferecer maior conforto àqueles que vêm ao circuito”.

Domenicali reforçou a importância das melhorias nas arquibancadas: “Precisamos receber nossos convidados em uma estrutura adequada, longe das tendas improvisadas que utilizávamos até o ano passado. Além disso, é evidente que outras intervenções são necessárias para o futuro. Monza tem uma grande tradição, mas também devemos olhar para frente e apresentar o circuito em um padrão similar às demais pistas do campeonato”.

O ministro da Infraestrutura e Transportes da Itália, o presidente da Lombardia, o presidente do Automobile Club d’Italia e o prefeito de Monza também comemoraram o início das obras e agradeceram pela parceria que tornou os investimentos possíveis.

A expectativa é que todas as reformas estejam concluídas até o final de junho, a tempo de sediar o calendário de eventos planejado para o segundo semestre, culminando com o tão aguardado GP da Itália, em setembro. A modernização do icônico circuito promete não apenas garantir a permanência de Monza na Fórmula 1, mas também oferecer uma experiência ainda melhor para pilotos, equipes e fãs da categoria.