F1: “Meu pior fim de semana na categoria”, disse Perez sobre GP do Catar em 2023

Sergio Perez encara 2024 como uma temporada crucial em sua carreira na Fórmula 1. Com o contrato na Red Bull terminando no final do ano, o mexicano sabe que precisa provar seu valor para garantir a permanência na equipe. A pressão se intensificou ainda mais com o forte interesse de outros pilotos, como Daniel Ricciardo, em ocupar o cobiçado lugar ao lado de Max Verstappen.

O ano de 2023 foi repleto de altos e baixos para Perez. Após um início promissor, com duas vitórias nas quatro primeiras corridas do ano, seu desempenho sofreu uma queda acentuada ao longo da temporada. Foi no GP do Catar, porém, que o piloto teve a sensação de tocar o fundo do poço. “Aquele foi o pior fim de semana que eu já vivi na Fórmula 1”, desabafou Perez em entrevista ao Speedcafe.com.

Essa experiência negativa, no entanto, se tornou um ponto de virada para o mexicano. “Foi tão ruim que me fez querer entender profundamente o que estava acontecendo com o carro”, afirmou. “A partir dali, junto com a equipe, identificamos vários problemas de configuração e abordagem que estavam me limitando.”

Perez acredita que as lições aprendidas no Catar o tornarão um piloto mais forte e competitivo em 2024. “Aquilo me ajudou a entender muito mais sobre a forma como eu preciso trabalhar com o carro e reagir a diferentes situações. É algo que definitivamente me tornará mais forte”, disse ele.

O principal objetivo de Perez para a nova temporada é evoluir constantemente. “O que faltou em 2023 foi o progresso. Iniciei bem, no nível de Max, mas não consegui acompanhar o desenvolvimento do carro ao longo do ano. Em alguns momentos, até regredi”.

“Portanto, minha prioridade é evoluir a cada corrida. Não importa como eu começar, o importante é continuar melhorando e buscando o meu melhor desempenho a cada final de semana”, concluiu o piloto mexicano.

Com determinação e um aprendizado amargo ainda fresco na memória, Perez encara 2024 como uma oportunidade de redenção e de garantir seu lugar na Red Bull. A disputa pelo cockpit na Red Bull para 2025 promete ser emocionante, e os olhos da Fórmula 1 estarão voltados para o desempenho do mexicano ao longo da temporada.