F1: Mesmo sem vitória, Hamilton amplia recordes em 2023

Lewis Hamilton encerrou 2023 mais uma vez sem vitórias na F1, mas isso não significa que não tenha conseguido bons resultados. Mesmo sem ter visitado o degrau mais alto do pódio, o sete vezes campeão conseguiu ampliar seus recordes na principal categoria do automobilismo.

Desde a mudança de regulamento técnico, a Mercedes tem sofrido para trazer um carro competitivo para sua dupla de pilotos. Tanto é que o britânico, recordista absoluto de triunfos na história com 103, passou os dois últimos campeonatos sem vencer, enquanto a equipe alemã conseguiu apenas um triunfo com George Russell no Brasil em 2021.

Mas Lewis conseguiu ainda brigar por bons resultados ao longo do último ano. Tanto é que o competidor lutou até a última etapa contra Sergio Pérez pelo vice-campeonato de 2023, ficando 41 pontos atrás do mexicano, que teve duas vitórias e ganhou uma corrida Sprint.

No final da temporada, Hamilton encerrou com uma pole-position no GP da Hungria e seis visitas ao pódio e apenas duas corridas fora dos pontos – uma delas foi o GP dos Estados Unidos, onde foi ao pódio, mas junto com Charles Leclerc, acabou desclassificado por conta de regulamento.

Com isso, o heptacampeão estendeu o recorde de piloto com mais poles na carreira, indo para 104. Ainda, tem o marco de mais temporadas com poles, 16, e o maior tempo entre a primeira e última pole, GP do Canadá de 2007 e GP da Hungria de 2023. O inglês também é o competidor com mais poles em um só GP – são nove vezes saindo na frente em Hungaroring.

Ao ter terminado algumas vezes dentro do top-3 ao longo de 2023, Hamilton também tem o incrível marco de 17 temporadas com ao menos uma prova no pódio, além de ser o nome que mais vezes terminou em um dos três degraus e, assim, aumentar seu recorde: 197 vezes ao longo da carreira.