F1: Mercedes publica carta aberta aos fãs

A Mercedes esperava alcançar a Red Bull em 2023, mas no GP do Bahrein de Fórmula 1, isso não esteve nem próximo de acontecer. A diferença foi de cerca de seis décimos na qualificação, enquanto na corrida foi de um segundo por volta. Agora a Mercedes se dirigiu a seus fãs em uma carta aberta.

Na equipe alemã, eles já sabem que não estarão na disputa pelo título em 2023, e esta temporada deve ser um ‘ano intermediário’. A equipe está considerando abandonar o conceito do W14 e desenvolver um carro completamente novo. Uma decisão sobre isso ainda não foi tomada, mas os ruídos estão ficando mais fortes.

Enquanto isso, outro ano decepcionante aguarda os fãs, e a Mercedes escreveu em seu próprio site: “O Bahrein doeu. Doeu a cada um de nós, que entramos em todas as temporadas determinados a lutar por títulos nos campeonatos. Doeu na equipe como um todo, depois de colocar tanto trabalho duro em um carro que não atendeu às nossas expectativas. E sabemos que isso magoou vocês, nossos fãs também. Sua paixão e apoio são muito importantes para nos levar adiante, e sabemos que sentimos a mesma dor.”

A Mercedes continua em sua carta aberta: “A situação que enfrentamos agora não é a que qualquer um de nós queria, mas é a que temos. Essa é a realidade. E as perguntas simples são: o que podemos fazer a respeito disso? Primeiro, não vamos entrar em pânico ou fazer reações instintivas. Em um holofote tão feroz quanto a F1, as pessoas são rápidas em apontar o dedo ou procurar bodes expiatórios. Mas você nos conhece melhor do que isso. Por dentro na equipe, falamos sobre ter coragem para falhar, caráter para ser responsável e força para ver o fracasso como uma oportunidade. Temos sido abertos e extremamente honestos sobre onde nos encontramos. E estamos trabalhando com urgência e calma para construir nosso plano de recuperação.”

O time afirma que desenvolvimentos já estão em andamento para os próximos finais de semana. A Mercedes está de cabeça erguida e não vai recuar, segundo a própria equipe, que continuou se dirigindo aos torcedores: “Se você está fazendo críticas ou dando apoio, há uma maneira certa de fazer isso, e uma maneira errada. Queremos que nossa comunidade online seja um espaço seguro, cheio de debate saudável, onde as pessoas tratam as outras e são tratadas com respeito, sejam elas membros da equipe, torcedores da Mercedes ou torcedores rivais. Você está pronto para se juntar a nós para a luta? Se não, então não há ressentimentos. Se sim, então vamos fazer isso”, encerra a carta aberta da Mercedes.

Diante dessa carta da Mercedes, fica bem claro que a equipe já se considera fora da disputa pelos títulos em 2023, o que significa que a chance de Lewis Hamilton conquistar seu oitavo título este ano, já não existe.

Como o contrato do britânico com a equipe termina no final desta temporada, e as negociações para uma renovação parecem estar paradas, resta saber o que vai ocorrer até o final do ano, em relação ao futuro do heptacampeão na Mercedes e até mesmo na Fórmula 1.