F1: Mercedes prepara adeus ao W14 com teste em Magny-Cours

A Mercedes, uma das principais forças da Fórmula 1 na última década, anunciou os planos finais para o seu carro de 2023, o W14, antes de sua aposentadoria. Apesar de ter garantido o segundo lugar no Campeonato de Construtores, a temporada marcou a primeira vez desde 2011 que a equipe não obteve nenhuma vitória. Antes de se juntar à coleção de patrimônio da equipe, o W14 terá uma última missão: um teste de pneus Pirelli em Magny-Cours, França.

A escolha de Magny-Cours, um circuito que não faz parte do calendário da F1 desde 2008, é notável. Este teste final é parte crucial no desenvolvimento dos pneus e oferece uma oportunidade para a equipe coletar dados valiosos. Apesar de não ter sido uma temporada de triunfos, o W14 ainda conseguiu levar Lewis Hamilton e George Russell a oito pódios ao longo do ano, um feito notável em uma luta acirrada com a Ferrari.

Rosie Walt, chefe de estratégia de corrida da equipe Mercedes, expressou um sentimento de alívio e felicidade pela conquista do segundo lugar no campeonato. “O objetivo final de todos nós aqui é ganhar campeonatos e não conseguimos entregar isso este ano”, disse Walt. “No entanto, dado o desempenho que tivemos e os desafios que enfrentamos, o P2 é um resultado realmente bom.”

Enquanto o W14 se prepara para sua aposentadoria final, a Mercedes já está focada no desenvolvimento do W15. “Agora podemos nos concentrar em colocar todas as nossas energias para ir melhor no próximo ano”, afirmou Walt. Ela destacou que, longe das pistas, o período de inverno é frequentemente o mais ocupado, com muitos no departamento de fábrica já trabalhando no carro do próximo ano há meses.