F1: Mercedes contrata dupla de engenheiros da Ferrari

A Mercedes contratou dois engenheiros seniores da Ferrari em busca de se recuperar de um período turbulento na Fórmula 1, de acordo com informações que começaram a circular no paddock.

O renomado site Autosport revelou que o ex-chefe de design da Ferrari, Simone Resta, assumirá o cargo de diretor de desenvolvimento estratégico na Mercedes, trabalhando diretamente com o diretor técnico James Allison.

Resta estava na Ferrari desde 2001 e atuou como chefe de design entre 2014 e 2018. Depois, liderou o departamento técnico da Alfa Romeo (Sauber) por um período. Ao retornar para a Ferrari em 2019, assumiu o cargo de diretor técnico da Haas em 2021, como parte do fortalecimento da aliança entre a equipe americana e a italiana.

No entanto, com os maus resultados da Haas nas últimas temporadas, o empréstimo de Resta foi encerrado precocemente, coincidindo com a saída de Guenther Steiner da chefia da equipe.

Além de Resta, a Mercedes também contará com Enrico Sampo, ex-líder da equipe de simuladores da Ferrari. Sampo assumirá o cargo de chefe de software de performance na Mercedes, que vem enfrentando problemas fundamentais de correlação com o carro W15.

É importante ressaltar que Resta e Sampo só poderão começar a trabalhar pela equipe alemã em 2025, após cumprirem seus respectivos ‘períodos de jardinagem’ (período de restrição após a saída do antigo time).

Essa troca entre Ferrari e Mercedes acontece em um momento em que a equipe italiana vem investindo agressivamente na contratação de profissionais de equipes rivais. A Ferrari já havia assegurado Loïc Serra, e para 2025, também Lewis Hamilton. Por outro lado, a Mercedes perderá o diretor de desenvolvimento de pilotos Jerome D’Ambrosio, que se mudará para Maranello.

A Mercedes, no entanto, garantiu a permanência do diretor de equipe Toto Wolff e do diretor técnico James Allison, ambos com contratos de longo prazo, visando o importante ano de 2026 com a entrada do novo regulamento da categoria.

Para substituir Serra, que deixará o cargo de diretor de performance, a Mercedes anunciou David Nelson como novo líder em dinâmica de veículo.