F1: Mercedes confirma saída de Hamilton ao final de 2024

As peças estão começando a se encaixar no quebra-cabeças da F1: Lewis Hamilton vai realmente deixar a Mercedes. Nesta quinta-feira (1), a equipe alemã divulgou um comunicado oficializando a saída do sete vezes campeão ao final de 2024.

Os rumores da despedida do heptacampeão começaram no início da semana pela imprensa italiana. Com o passar dos dias, as informações não apenas pegaram força como começaram a ligar o britânico a um movimento surpreendente: ir para a Ferrari na temporada 2025.

Apesar de a confirmação da ida para a escuderia de Maranello ainda não ter sido liberada, ao menos o primeiro passo foi dado: Hamilton vai pilotar por um último campeonato pela Mercedes, se despedindo após 12 temporadas.

“Em termos de parceria entre equipe e piloto, nossa relação com Lewis se tornou uma das mais bem-sucedidas do esporte, e é algo que podemos olhar para trás com orgulho; Lewis sempre vai ser uma importante parte da história da Mercedes no automobilismo”, falou Toto Wolff, chefe da equipe.

“Entretanto, sabíamos que nossa parceria chegaria a um fim natural em algum momento, e esse dia chegou. Aceitamos a decisão de Lewis buscar um novo desafio, e nossas oportunidades do futuro são animadoras para se contemplar. Mas, por agora, ainda temos uma temporada juntos e estamos focados em correr e entregar um 2024 forte”, completou o austríaco.

Já Hamilton afirmou que “tive incríveis 11 anos com esta equipe e estou tão orgulhoso do que alcançamos juntos. A Mercedes tem sido parte da minha vida desde que tinha 13 anos. É um lugar onde cresci, então, tomar a decisão de sair foi uma das mais difíceis que tive de tomar.”

“Mas o momento é o certo para dar este passo e estou empolgado para encarar um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da família Mercedes, especialmente ao Toto pela sua amizade e liderança, e quero terminar em alta juntos”, seguiu.

“Estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer do meu último ano com as Flechas de Prata, um para nos lembrar”, completou.

A história de Hamilton e Mercedes foi uma das de maior sucesso na história da F1. Chegando ao time em 2013, juntos conseguiram mais de 80 vitórias, mais de 140 pódios, inúmeros recordes e seis títulos e dois vice-campeonatos.