Lewis Hamilton viveu altos e baixos no sábado do GP da China de Fórmula 1. O piloto conquistou o segundo lugar na corrida Sprint, mas surpreendeu ao ser eliminado logo no Q1 da sessão de classificação, que foi realizada na parte da tarde do mesmo sábado. O diretor técnico da Mercedes, James Allison, analisou a eliminação precoce de Hamilton na sessão de classificação.
Hamilton completou apenas duas voltas cronometradas no Q1 e não se classificou entre os 15 mais rápidos. Enquanto George Russell reservou combustível suficiente para duas tentativas rápidas, o heptacampeão só tinha gasolina para uma volta lançada. “Bom, não preciso adivinhar sobre isso porque Lewis foi bem claro depois, ele disse que realmente gostaria de ter adotado a mesma abordagem que George”, afirmou Allison.
As novas regras do parque fechado permitem ajustes nos carros entre a corrida Sprint e a sessão de classificação. Foi o que Hamilton fez, precisando se adaptar às reações do W15 com as modificações.
“Ele percebeu que as mudanças deixaram o carro com mais tendência a sair de frente, facilitando o travamento das rodas na frenagem. E foi justamente isso que causou dificuldades para ele”, afirmou o diretor técnico. “Acho que todos vimos o que aconteceu na segunda tentativa, que foi apenas sua segunda volta cronometrada. Ele saiu um pouco da linha na freada para o grampo final da reta principal, perdeu tempo e isso custou 0,7 segundos.”
Sem o erro, Hamilton teria alcançado o Q2 com tranquilidade. “Ele admite que foi um erro dele. Acho que, da nossa parte, poderíamos ter incentivado com mais força para que ele seguisse um programa mais parecido com o de George”, reconheceu Allison, que continuou: “Foi um erro nosso, e sinceramente, deveríamos construir um carro que não fosse tão instável como o atual, que está levando os pilotos a cometer erros incomuns. Temos dois dos melhores pilotos do mundo, e travar as rodas na saída de uma reta não é aceitável”, finalizou.
No final, Hamilton conquistou apenas o P9 na corrida do domingo, somando dois pontos para o campeonato. Já Russell cruzou a linha de chegada em P6 no Circuito Internacional de Xangai.