F1: Mercedes amenizou o “porpoising”, mas perdeu downforce e velocidade

A Mercedes vem enfrentando dificuldades desde a mudança no regulamento técnico da Fórmula 1 em 2022. O principal problema no início da nova era de regulamentos, era o ‘porpoising’, os saltos excessivos do carro em alta velocidade.

Para Lewis Hamilton, o grande desafio agora é encontrar o equilíbrio. Reduzir o ‘porpoising’ exigiu que a Mercedes diminuísse o downforce, elemento aerodinâmico crucial para a velocidade nas curvas.

“Na primeira corrida de 2022, tivemos que tirar algo em torno de 90 pontos de downforce do carro. Tínhamos downforce, mas não podíamos usá-lo porque o carro estava ‘quicando’ muito. Então, perdemos muito desempenho, e toda vez que adicionávamos mais ou tentávamos recuperar isso, o carro ‘quicava’ novamente”, disse Hamilton ao MotorsportWeek.

Reduzir o downforce, consequentemente, acaba limitando a velocidade da Mercedes. A equipe alemã parece ter resolvido o problema inicial, mas a busca pelo equilíbrio ideal ainda continua sendo um entrave para o time, que por esse motivo vem se mantendo longe da disputa pelo título desde 2022. Atualmente, a Mercedes está na quarta colocação no campeonato de construtores, atrás até mesmo da McLaren, equipe cliente de motores da Mercedes.