F1: McLaren focada no desenvolvimento, mas mira 3º lugar no campeonato

A McLaren vem tendo um ótimo começo de temporada na Fórmula 1 e atualmente ocupa a terceira posição no campeonato de construtores. O chefe de equipe, Andrea Stella, revelou que terminar o campeonato nesta colocação seria considerado um bom desempenho.

Parece que a equipe de Woking está bem encaminhada para alcançar sua meta, ficando atrás apenas de Red Bull e Ferrari. No ano passado, a McLaren terminou o campeonato em quarto lugar, após uma forte recuperação na segunda metade da temporada.

O time britânico abriu a conta de pódios em 2024 com Lando Norris chegando em terceiro na Austrália. O bom início de ano deixa a McLaren 35 pontos à frente da rival Mercedes, após as quatro primeiras etapas. O objetivo é manter a posição no pelotão da frente.

Stella afirmou: “Olhando para os fatos e números, se conseguirmos manter a terceira posição no campeonato, consolidando a McLaren como o terceiro melhor carro, seria um ótimo resultado para a equipe. Nós definitivamente aceitaríamos esse tipo de colocação.”

Apesar da meta, Stella afirma que a equipe não está focando excessivamente na posição final, pois o desenvolvimento do carro continua a todo vapor. “Ao mesmo tempo, existem circuitos como este (Suzuka), onde parece que podemos competir com a Ferrari. Então pensamos ‘por que não?’ Mas para ser justo, na Fórmula 1 você simplesmente precisa se esforçar ao máximo.”

“Como equipe, tentamos desenvolver o carro o máximo possível, aproveitar ao máximo os finais de semana de corrida e depois ver onde estamos no final. Não faria muita diferença para nós dizer ‘queremos terminar em segundo ou primeiro’ porque estamos desenvolvendo o carro o mais rápido que podemos”, acrescentou.

“Alguns podem dizer que podemos focar mais os recursos no futuro, em 2025 e 2026, mas a equipe está em uma boa posição em termos de recursos para olhar para esses anos. Estamos em bom equilíbrio e veremos no final da temporada. Novas atualizações chegam depois de Miami, e teremos mais informações para saber pelo que podemos competir”, encerrou o chefe da McLaren.