A McLaren revelou o motivo por trás da surpreendente saída de David Sanchez, que deixou o cargo de Diretor Técnico de Conceito e Performance, após apenas três meses depois de sua chegada na equipe.
O chefe da equipe, Andrea Stella, explicou que o experiente francês, contratado vindo da Ferrari, era ‘sênior demais’ para a função.
Sanchez chegou à McLaren em fevereiro de 2023 com a expectativa de liderar uma nova divisão técnica tripla. No entanto, Stella afirmou que conversas entre ambos levaram à conclusão de que havia um ‘desalinhamento’ em relação às responsabilidades do cargo.
“Percebemos que ele era, de certa forma, experiente demais para a posição”, disse Stella. “Acreditamos que seja uma boa oportunidade para a carreira dele buscar seus objetivos em outra equipe na Fórmula 1.”
A saída de Sanchez obrigou a McLaren a uma nova reestruturação técnica. Rob Marshall, ex-Red Bull, assumiu o posto de projetista-chefe. Neil Houdlei passou a ser Diretor Técnico de Engenharia, enquanto Peter Prodromou lidera a área de aerodinâmica.
Stella assumirá interinamente a função de Diretor Técnico de Performance, até que a McLaren encontre um substituto definitivo. Curiosamente, rumores apontam um possível retorno de Sanchez à Alpine, que perdeu seu Diretor Técnico, Matt Harman, no início da atual temporada.