F1: Marko provoca Mercedes por sua inconstância

Helmut Marko, consultor da Red Bull, provocou a Mercedes ao comentar o desempenho inconsistente da equipe rival na temporada 2024 da Fórmula 1.

Apesar da empolgação inicial com o novo W15, que prometia resolver os problemas de traseira que vinham atrapalhando a equipe alemã, a Mercedes soma apenas 52 pontos nas cinco primeiras corridas este ano, seu pior início desde 2011, e sequer conseguiu um pódio até agora.

Em entrevista ao portal austríaco OE24, Marko questionou se a Mercedes não deveria estar preocupada. “Provavelmente já estejam. O que me irrita é que o carro deles é muito rápido em alguns momentos, chega a brilhar, e eu penso: ‘Pronto, agora entenderam!’. Mas é sempre momentâneo.”

O dirigente ainda apontou para o GP da China como exemplo da inconstância da Mercedes. Lewis Hamilton, capitalizando o desempenho do carro na pista molhada, conseguiu a segunda posição na corrida Sprint. No entanto, no GP de domingo, largou apenas em 18ª, mas ainda se recuperou terminando em P9.

Já o companheiro de equipe, George Russell, também não teve um grande desempenho e terminou apenas em sétimo no domingo. Para Marko, os problemas da Mercedes vão além de questões pontuais. “Não se cai assim de repente. O que é alarmante é que eles já não estão competitivos há três temporadas”, encerrou Marko.

Com a saída de Hamilton para a Ferrari no próximo ano, resta saber se a Mercedes conseguirá encontrar soluções para voltar ao topo do grid em 2025.