F1: Marko nega ultimato, mas futuro de Ricciardo é incerto

O consultor da Red Bull, Helmut Marko desmentiu categoricamente para o Motorsport-Total.com, os rumores de que Daniel Ricciardo recebeu um ultimato para melhorar seu desempenho. No entanto, o dirigente austríaco não descartou a possibilidade do australiano deixar a equipe ainda durante a temporada 2024 da Fórmula 1.

Segundo reportagem do New Zealand Herald, Ricciardo teria sido pressionado pela Red Bull Racing a mostrar serviço nos GPs do Japão e da China. Caso não convencer, pode ser substituído por Liam Lawson, piloto reserva da equipe, a partir de Miami.

Marko classificou a história como ‘fantasia’. Ele esclareceu que não existe um ultimato para Ricciardo, e suspeita que os rumores tenham surgido devido à participação de Ayumu Iwasa no TL1 no Japão, no carro de Ricciardo. Essa participação, no entanto, é obrigatória para as equipes utilizarem pilotos novatos.

O portal alemão Motorsport-Total.com, ressalta que, apesar de negar o ultimato, a saída de Ricciardo ainda é uma possibilidade. Caso o australiano não apresente uma evolução em breve, ele poderia perder seu lugar até as férias da F1 no meio do ano. Um caso semelhante aconteceu com seu antecessor, Nyck de Vries, que perdeu o cockpit na então AlphaTauri, atual RB, para Ricciardo após dez corridas na temporada 2023, antes das férias no meio da temporada.