F1: Marko diz que acusações contra presidente da FIA não são positivas

Além da tensão na Red Bull Racing, a FIA também enfrenta um momento conturbado devido a acusações contra seu presidente, Mohammed Ben Sulayem. Helmut Marko, consultor da Red Bull, classificou essas denúncias como ‘definitivamente não positivas’.

Sulayem é acusado de interferência indevida em decisões tomadas durante o GP da Arábia Saudita de 2023, onde teria influenciado a reversão de uma penalização aplicada a Fernando Alonso, que havia custado o pódio ao espanhol, mas com a retirada da penalidade, Alonso recuperou o P3 naquela corrida. Além disso, o presidente da FIA supostamente pressionou para que o circuito de Las Vegas não fosse homologado. O motivo dessa tentativa de impedir a realização do GP de Las Vegas de Fórmula 1 ainda não ficou claro.

Diante das denúncias feitas por um informante, o departamento de compliance da FIA e o comitê de ética, iniciaram uma investigação sobre o caso. A entidade, no entanto, não incluiu o nome de Sulayem no comunicado oficial que emitiu, falando sobre a investigação que iniciou internamente.

Questionado sobre o assunto, Marko limitou-se a dizer ao jornal Krone: “Certamente não é um desenvolvimento positivo”. Assim como em relação à situação contratual de Max Verstappen e a permanência de Christian Horner como chefe de equipe na Red Bull, Marko optou pelo silêncio.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP da Arábia Saudita com o jornalista Rodrigo França direto de Jeddah.