F1
|
25 de maio de 2023 10:18

F1: Marko agora faz críticas ao método de trabalho da Honda

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que a Honda tem uma maneira restritiva de trabalhar, em termos de compartilhar informações, emitindo um alerta para a futura parceira da empresa japonesa, a Aston Martin.

Na quarta-feira foi confirmado que a Honda vai fornecer unidades de potência para a Aston Martin a partir de 2026, quando as novas regras de motores entrarem em vigor na Fórmula 1.

A Honda forneceu motores para a Red Bull de 2019 a 2021, mas optou por deixar oficialmente a categoria, pois visava alcançar a neutralidade de carbono. A Red Bull então montou seu próprio departamento de motores, Red Bull Powertrains, que conta com assistência técnica e apoio da Honda até o final de 2025. A partir de 2026, a Red Bull fará parceria com a Ford.

Falando ao Motorsport Magazin, Marko disse que a Red Bull está satisfeita com as decisões que tomou após a saída da Honda.

“Tivemos que reagir à saída da Honda”, disse Marko. “E então, quando a Honda decidiu continuar no ano passado, não havia mais um caminho comum que fosse satisfatório para nós dois.”

“Houve conversas sobre uma possível cooperação, mas não conseguimos concordar com a Honda sobre quem faria o quê. Tomamos a decisão corajosa e cara, de construir nosso próprio motor depois que a Honda disse que estava saindo completamente”, disse Marko.

“Isso criou essa situação com a Ford como parceira, que não tem essa experiência na Fórmula 1, mas também pode contribuir muito no setor de baterias.”

“No momento, a Red Bull Powertrains está indo muito bem. Estamos no caminho certo. Todos os motores que já foram construídos estão mais ou menos no nível que você poderia esperar”, acrescentou..

Tendo desfrutado de uma série de anos de sucesso com a Honda, que culminou em um título de pilotos em 2021, além do de construtores e pilotos em 2022, a Red Bull conhece profundamente o estilo do fabricante japonês.

Marko afirmou que a Honda é reservada quando se trata de compartilhar informações sobre seu motor. “A Honda é muito restritiva com suas comunicações quando se trata do motor”, disse ele.

“A propriedade intelectual é exclusiva da Honda e não obtemos nenhuma informação detalhada”, finalizou Marko.

Parece um pouco estranho o consultor da Red Bull só fazer essas declarações, depois do anúncio da parceria da Honda com a Aston Martin em 2026.

Algo que não pode ser esquecido, é que a Honda tem um grande conhecimento da Fórmula 1 e com excelentes resultados recentes. Por outro lado, a Ford que fará parceria com a Red Bull em 2026, praticamente não tem conhecimento sobre o atual modelo de motores da categoria, que mesmo com as mudanças de 2026, serão uma variação das atuais unidades de potência, algo que a Ford desconhece.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.