F1: Leclerc é mais rápido no TL2 de bandeiras bandeiras vermelhas em Abu Dhabi

Charles Leclerc terminou a abertura do GP de Abu Dhabi da F1 como o mais veloz do pelotão. No segundo treino livre realizado nesta sexta-feira (24), com longos períodos de bandeira vermelha, o titular da Ferrari fechou o dia como o mais rápido entre os pilotos.

Após uma primeira sessão recheada de pilotos reserva em quase todas as equipes – exceção da AlphaTauri -, todos os titulares estavam de volta ao traçado. Ainda, a temperatura subiu para 34ºC para o início da segunda atividade do final de semana.

Com os boxes abertos, grande parte dos pilotos já estavam saindo para a pista com Nico Hülkenberg puxando a fila. Na escolha dos pneus, uma grande mistura dos compostos médios e médios – Max Verstappen foi de amarelo, Valtteri Bottas de branco.

Acontece que ainda nos primeiros minutos a sessão precisou ser interrompida com bandeira vermelha causada por Carlos Sainz. O replay mostrou que o piloto pegou o ar sujo do carro da frente, teve uma grande oscilação com o carro e foi direto para a barreira de proteção, danificando a dianteira de sua Ferrari.

Vale lembrar que o espanhol sofreu um golpe de má sorte no primeiro treino livre do GP de Las Vegas na semana anterior ao ter o carro bastante danificado por conta de um bueiro. Na troca de peças acabou punido em dez posições – Ferrari e Mercedes estão na briga ponto a ponto para o vice dos Construtores.

O relógio continuou correndo em Yas Marina, apesar de os competidores serem proibidos de melhorarem suas marcas. Neste momento, George Russell estava na primeira colocação mais uma vez com 1min25s906, seguido por Daniel Ricciardo, Lance Stroll, Kevin Magnussen e Max Verstappen.

Mais de 15 minutos de paralização e os competidores tinham menos de 30 minutos restantes no cronômetro para darem suas voltas e tentarem cumprir uma parte do cronograma. Isso poderia afetar aqueles que ficaram fora do TL1.

Enfim, com 24 minutos para a bandeira quadriculada, o box foi reaberto e os pilotos não demoraram para se alinharem na saída do pitlane. Agora, era maximizar todo o tempo restante para fazer os testes.

Acontece que a bandeira verde não durou muito no circuito de Abu Dhabi e nova interrupção por vermelha. Dessa vez, o causador foi Hülkenberg, que passou por cima da zebra, rodou e bateu na barreira oposta, danificando a asa traseira.

Ao menos dessa vez a sessão não ficou muito tempo paralisada e os pilotos logo foram liberados. Na saída do pitlane, Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton e Russell para tentar ir mais rápido ao traçado.

Todos os titulares, com exceções óbvias de Sainz e Hülkenberg, estavam na pista rodando. Bottas, Pierre Gasly e Guanyu Zhou estavam de macios, enquanto Esteban Ocon, Max, Lewis, George, Lando Norris, Sergio Pérez iam de médio.

Com o sol já posto em Abu Dhabi, Charles Leclerc saltou para a primeira colocação do treino com o tempo de 1min24s809, único abaixo da casa de 1min25s. Bottas, Gasly, Zhou e Oscar Piastri completavam as cinco primeiras colocações da tabela.

Entre o monegasco, primeiro colocado, e Verstappen, ocupando a 11ª colocação, os competidores estavam separados por 1s071.

Nos minutos finais, Hamilton deu sua primeira volta com os compostos macios, se colocando na quinta colocação. Vale lembrar que o piloto  tem bom retrospecto em Abu Dhabi com quatro vitórias e cinco pole-position.

Quase no encerramento da sessão, todos os competidores estavam dando voltas rápidas no traçado. Calçando a borracha mais macia, Verstappen tentou se colocar na ponta, mas teve de se contentar com o terceiro posto atrás de Leclerc e Norris.

Bandeira quadriculada e o monegasco da Ferrari, que está com um capacete especial agradecendo a equipe italiana, fechou como o mais rápido. Norris, Verstappen, Bottas e Pérez completaram as cinco primeiras colocações.

F1 2023, GP de Abu Dhabi, segundo treino livre, resultado:

1) Charles Leclerc (Ferrari), 1’24.809
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’24.852
3) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’24.982
4) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’25.024
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’25.112
6) George Russell (Mercedes), 1’25.122
7) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’25.223
8) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’25.315
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’25.321
10) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’25.361
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’25.397
12) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’25.467
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’25.492
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’25.566
15) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’25.669
16) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’26.081
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’26.413
18) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 1’26.659
19) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’26.707
20) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’27.147