F1: Leclerc bate, mas fica com pole da Qualificação Sprint em Baku

Charles Leclerc garantiu a pole position para a corrida Sprint válida pelo Grande Prêmio do Azerbaijão, depois de ser o mais rápido na Qualificação Sprint realizada neste sábado (29), em Baku.

Nos estágios finais do SQ3, Leclerc errou e bateu nas proteções, mas seus rivais não conseguiram superar seu tempo de volta. Depois de garantir a pole para a corrida de domingo na sexta-feira, o monegasco vai largar novamente na frente na corrida encurtada deste sábado.

Sergio Pérez, da Red Bull, vai largar em segundo, à frente de seu companheiro de equipe, Max Verstapen.

Foi a primeira vez do novo formato dos fins de semana de Sprint na F1, com pneus médios obrigatórios no Q1 e Q2, e os macios no Q3. Além disso, o tempo de pista também é menor comparado com a qualificação para o GP. Como resultado, os pilotos conseguiram apenas uma volta rápida no Q3.

George Russell superou seu companheiro de equipe Lewis Hamilton e vai largar na quarta posição com o Mercedes W14. Hamilton vai dividir a terceira fila do grid com Carlos Sainz, que também superou o heptacampeão depois de uma sexta-feira horrível em Baku.

O destaque foi para Alexander Albon. O piloto da Williams vai largar na sétima posição, mas viu seu companheiro de equipe, Logan Sargeant, não conseguir participar do SQ2 depois de um acidente no SQ1. Nos instantes finais da primeira perna da Qualificação Sprint, Sargeant errou e foi direto para as proteções, trazendo a bandeira vermelha e encerrando a sessão prematuramente.

Fernando Alonso dividirá a quarta fila do grid com o tailandês, partindo da P8. Ainda com problemas no DRS, a Aston Martin usou o vácuo da espanhol para impulsionar Lance Stroll para a P9.

Lando Norris confirmou o bom fim de semana da McLaren até aqui e parte da décima posição.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 10h30, horário de Brasília, com a corrida Sprint do Grande Prêmio do Azerbaijão de F1. Acompanhe tudo AO VIVO e em TEMPO REAL no F1Mania.net.

SQ1

Liberada a saída de boxes e o primeiro competidor a sair do pitlane foi Alexander Albon. O titular da Williams puxou todos os demais competidores, que não demoraram para se juntar no traçado.

Ainda nos minutos iniciais, uma bandeira amarela no setor 1 foi necessária. Entretanto, não demorou muito para que a pista fosse liberada novamente para que os competidores completassem suas voltas.

Os tempos começavam aos poucos a aparecer na tabela. Com 1min44s739, Lewis Hamilton saltou para a primeira posição como o mais rápido. Kevin Magnussen e Logan Sargeant vinham na sequência.

Diferente da classificação da sexta-feira, os pilotos pareciam controlar mais os carros e evitar acidentes. Os únicos casos registrados até o momento foram escapadas de Oscar Piastri e Nyck de Vries, mas logo conseguiram retomar.

Com pouco menos de quatro minutos para a bandeira quadriculada, os cinco pilotos que não conseguiam avançar para o SQ2 eram Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, De Vries, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas – os dois últimos sem tempo feito.

Enquanto isso, na ponta da tabela, Charles Leclerc, que conseguiu a pole-position para o domingo, era o mais veloz com 1min43s372. Max Verstappen, na sequência, chegou a superá-lo, mas o titular da Ferrari voltou para a ponta logo depois.

Nos segundos finais, então, uma bandeira vermelha se fez necessária. O motivo foi um forte acidente de Logan Sargeant, que bateu com força na barreira de proteção, encerrando o SQ1.

Com isso, os cinco pilotos que de fato não conseguiram avançar foram Zhou, Bottas, Tsunoda, Gasly e De Vries.

SQ2

Cronômetro rodando e os pilotos foram liberados para a segunda parte da classificação. Os 14 pilotos que estavam na pista eram Leclerc, Verstappen, Hamilton, Carlos Sainz, George Russell, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Lance Stroll, Lando Norris, Albon, Kevin Magnussen, Piastri, Esteban Ocon e Nico Hülkenberg.

Verstappen foi o primeiro a se colocar na primeira colocação com 1min42s417. Pérez, seu companheiro, tinha tempo mais de 0s5 mais lento que o ponteiro.

Quatro minutos para o final e Leclerc se colocou na segunda colocação enquanto Alonso, que vem em final de semana discreto e problemas no DRS, é o quarto. Na zona de eliminação, Piastri é o décimo com 1min44s106.

Os cinco pilotos momentâneos que não brigariam pela pole-position era Russell, que também ficou no Q2 na sexta-feira, Ocon, Magnussen, Hülkenberg e Sargeant, obviamente.

Bandeira quadriculada, cronômetro zerado e os competidores que ficaram de foram eram Stroll, Hülkenberg, Ocon, Magnussen e Logan. Norris foi quem ficou na zona de corte a apenas 0s032 de Oscar, o 11º.

SQ3

Chegaram os últimos oito minutos da classificação no Azerbaijão. Os pilotos que brigariam pela pole eram Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Alonso, Hamilton, Russell, Stroll e Albon.

Norris chegou a conseguir avançar para a última parte da tomada de tempos, mas não poderia ir para a pista. O motivo é que o titular da McLaren não tinha mais nenhum pneu macio disponível, obrigatório para esta fase.

Com pouco mais de cinco minutos para o encerramento da sessão, nenhum dos competidores havia ainda marcado volta rápida. Pouco depois, o primeiro a fazer tempo foi o mexicano da Red Bull com 1min41s876, 0s264 mais rápido que o companheiro.

Próximo do encerramento, o monegasco puxa a fila com Pérez, Verstappen, Sainz, Hamilton, Russell, Albon, Stroll e Alonso completando a ordem dos pilotos na pista.

Nos instantes finais, então, Charles sofreu um pequeno incidente e bateu no muro de proteção em sua última volta. O titular da Ferrari danificou sua asa dianteira, mas mesmo assim conseguiu garantir a segunda pole do final de semana.

F1 2023, GP do Azerbaijão, grid para Sprint:

1) Charles Leclerc (Ferrari), 1’41.697
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’41.844
3) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’41.987
4) George Russell (Mercedes), 1’42.252
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’42.287
6) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’42.502
7) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’42.846
8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’43.010
9) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’43.064
10) Lando Norris (McLaren/Mercedes), –
11) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’43.427
12) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’43.806
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’44.088
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’44.332
15) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), –
16) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’45.177
17) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’45.352
18) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’45.436
19) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’46.951
20) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’48.180