F1: Komatsu satisfeito com desempenho da Haas, mas mantém cautela

O chefe da Haas, Ayao Komatsu, afirmou que o bom desempenho inicial da equipe na temporada 2024 da Fórmula 1 pegou a todos de surpresa. Antes do começo da temporada, o dirigente japonês previa que a Haas continuaria lutando no fundo do grid.

“É uma surpresa”, disse Komatsu à imprensa. “Somos a menor equipe, então temos que supor que todos os ganhos que encontramos no intervalo entre as temporadas, as outras equipes também encontraram, no mínimo.”

Na temporada passada, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen sofreram com o alto desgaste dos pneus traseiros. Por isso, a expectativa inicial era de dificuldades. No entanto, a Haas chegou ao Q3 no GP do Bahrein e Hulkenberg conquistou o primeiro ponto da equipe na Arábia Saudita, ao terminar em P10.

Komatsu ainda pede cautela, já que as características dos circuitos podem afetar a posição da Haas no pelotão: “O carro está melhor do que no ano passado, mas você pode ver que a diferença de tempos depende da pista. Com velocidades muito maiores, tudo muda.”

“Na Arábia Saudita, nossa melhor posição na sessão de classificação teria sido P12. No Bahrein, chegamos ao Q3. Na corrida, acredito que tínhamos um carro forte, mas estamos brigando por aquele único ponto com muitos outros pilotos.”

Apesar do tom cauteloso, o dirigente elogiou a equipe: “Estou muito feliz pelo time. Todos fizeram a sua parte, e em Jeddah, operacionalmente, como equipe de corrida, foi simplesmente perfeito”, finalizou o japonês.