F1: “Inimaginável há doze meses”, afirmou Alonso sobre desempenho da Aston Martin em 2023

O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, expressou surpresa com o progresso da equipe na temporada 2023 da Fórmula 1, destacando que as pessoas esqueceram a posição em que a Aston Martin se encontrava antes do início da temporada.

Após ocupar a sétima posição consecutiva desde a mudança para a marca Aston Martin em 2021, a equipe de Silverstone registrou um quinto lugar no campeonato nesta temporada. Apesar dos 225 pontos a mais em comparação com 2022, Alonso acredita que a equipe ‘merecia mais’, considerando que eles eram ‘melhores do que isso’.

O início forte da Aston Martin, com seis pódios nas oito primeiras corridas, todos de Alonso, não foi mantido ao longo da temporada, com Ferrari e Mercedes adotando conceitos revisados de carro. A McLaren também superou a equipe do espanhol, revertendo um déficit de 137 pontos após a oitava corrida para uma vantagem de 11 pontos, graças a um desenvolvimento bem-sucedido em seu carro.

No entanto, Alonso destacou positivamente seu primeiro ano com a Aston Martin, afirmando que o progresso desde os primeiros testes no final de 2022 era inimaginável.

“Vejo apenas aspectos positivos”, disse Alonso ao refletir sobre a temporada 2023 da Aston Martin. “Começamos muito bem com um carro surpreendentemente competitivo, até para nós, comparado ao ano passado. Em termos de desenvolvimento durante a temporada, talvez tenhamos dado um passo atrás. Não estamos no nível mais alto ainda e nos encontramos um pouco menos competitivos. Mas no geral, a temporada que fizemos era impensável há doze meses.”

O piloto espanhol afirmou que ficou energizado pela empolgação da equipe durante os momentos positivos, atribuindo isso à falta de sucesso da equipe em suas várias formas antes de sua chegada.

“Eu já senti essa empolgação no passado, mas a equipe é talvez mais nova nesse sentido”, acrescentou Alonso. “Eles tiveram alguns bons resultados como Force India e Racing Point, mas estar regularmente no pódio ou lutando no topo é novo para muitas pessoas, e acho que eles aproveitam mais do que outras equipes e mais do que minhas experiências anteriores”, encerrou Alonso.