F1: Hulkenberg surpreso com saída de Steiner da Haas

O impacto de Guenther Steiner na Haas é inegável, com Hulkenberg destacando sua contribuição e o impacto de sua saída

Nico Hulkenberg descobriu sobre a partida de Guenther Steiner da Haas através de uma ligação telefônica com Gene Haas, e expressou seu choque com a decisão.

Em janeiro, foi anunciado que Steiner deixaria seu cargo como Diretor da Equipe Haas antes da temporada de 2024, após uma campanha difícil no último ano, onde a equipe terminou em último no Campeonato de Construtores pela segunda vez em três temporadas.

Steiner foi fundamental na fundação da Haas, levando o modelo para o fabricante dos EUA, Gene Haas, com a equipe estreando em 2016, e foi substituído pelo chefe de engenharia, Ayao Komatsu.

A equipe revelou sua primeira máquina pós-Steiner, a VF-24 para a próxima temporada, com Hulkenberg admitindo estar chocado com a partida de Steiner.

“Recebi uma ligação telefônica de Gene entre o Natal e o Ano Novo,” Hulkenberg contou à Sky Sports Germany. “Ele me informou de sua decisão, o que foi surpreendente, eu não esperava e não vi isso chegando de forma alguma.

“Eu falei com Guenther várias vezes desde então, e conversar com ele é sempre divertido. Tenho um bom relacionamento com ele, tanto profissional quanto pessoalmente – ele foi o principal responsável pelo meu retorno [à F1].

“Ele abriu a porta para mim, e em parte por essa razão, lamento que ele tenha ido embora, mas é a decisão de Gene Haas, e vamos apenas seguir em frente.

“[Guenther] fez uma grande contribuição para a equipe comercialmente, e não é segredo que a série da Netflix se tornou um grande sucesso, em parte, graças a ele.

“Vamos sentir falta dele, ele construiu tudo isso, já que a Haas era seu conceito, seu plano de negócios e sua partida deixará lacunas que teremos que preencher – mas temos que começar a reconstruir.

“É nisso que nosso foco está agora.”