F1: Hulkenberg diz que Seidl foi fator decisivo para sua mudança de equipe

Nico Hulkenberg revelou que o CEO da Sauber, Andreas Seidl, foi o fator decisivo por trás de sua decisão de se juntar à equipe, que se tornará Audi a partir da temporada 2026 da Fórmula 1.

A Audi confirmou na semana passada a contratação de Hulkenberg por várias temporadas. O piloto alemão vai deixar a Haas no final deste ano para integrar a equipe Sauber (Stake F1 Team) em 2025, antes do time se tornar a equipe oficial da Audi em 2026. Hulkenberg é o primeiro piloto a ser oficialmente contratado pela equipe. O espanhol Carlos Sainz, que deixa a Ferrari no fim do ano, é um dos cotados para a outra vaga.

Seidl, ex-diretor na McLaren, assumiu o cargo de CEO da Sauber no início deste ano, para preparar a transformação da equipe em time da Audi. Quando questionado se seu compatriota influenciou sua decisão, Hulkenberg respondeu: “Sim, ele foi o fator decisivo. Ele é um dos principais tomadores de decisão na administração da Audi. Então, claro, a proposta veio através dele. E ele é um cara muito direto e franco comigo.”

Hulkenberg já trabalhou com Seidl anteriormente, quando o alemão era chefe de equipe da Porsche LMP1. Sob o comando de Seidl, Hulkenberg venceu a icônica corrida de 24 Horas de Le Mans em 2015.

O piloto de 36 anos ainda revelou que ligou para Seidl em 2020, após ser dispensado pela Renault, para saber se havia alguma vaga disponível na McLaren.

“Me lembro de 2020, quando a pandemia começou antes do início da temporada, e eu não tinha certeza do que queria fazer”, relembrou Hulkenberg. “Mas liguei para ele, que na época estava na McLaren. Perguntei: ‘Andy, como estão as coisas? Talvez haja uma chance para mim?’ E ele foi bem direto: ‘Não, nem crie expectativas. Não vai acontecer’. Anos depois, a situação mudou completamente. Dessa vez, ele estava muito interessado em me contratar para a equipe”, finalizou o piloto alemão.