F1: Horner nega crise interna na Red Bull

Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, voltou a negar os rumores de um racha interno pela liderança da equipe. A polêmica surgiu após Helmut Marko, consultor do time, enfrentar acusações de má conduta e ameaça de suspensão.

Apesar da investigação feita pela própria Red Bull ter sido encerrada com a absolvição de Horner e a suspensão da funcionária que fez a acusação contra ele, o caso alimentou especulações sobre uma potencial disputa de poder.

“Muita coisa se fala por aí”, disse Horner à Sky Sports F1. “Mas somos uma equipe e ninguém é maior que ela. A Red Bull tem mais de 1400 funcionários, e cada um desempenha um papel importante, do topo até a base. Sem o desempenho de todos, resultados como este não seriam possíveis. Infelizmente, houve muita especulação nesse fim de semana, mas nosso foco está totalmente nas pistas.”

Uma eventual saída de Marko poderia levar Max Verstappen a deixar a Red Bull, já que o holandês nutre grande lealdade ao austríaco. No entanto, após uma conversa com o sócio-proprietário da Red Bull GmbH, Oliver Mintzlaff, neste sábado, Marko teve a suspensão descartada.

Horner também precisou lidar com as críticas de Jos Verstappen, pai de Max, que afirmou que seria necessário a saída do chefe de equipe. Mesmo assim, Verstappen venceu o GP da Arábia Saudita, consolidando mais uma dobradinha da Red Bull.

“Helmut é consultor da Red Bull GmbH. Qualquer discussão ocorrida foi entre eles, e não com a equipe”, esclareceu Horner. “Max é um membro importante da Red Bull Racing, e é valorizado por todos. Ele é um piloto excepcional, mas todos têm um papel a desempenhar. Somos uma equipe, e nenhum indivíduo é maior que ela. É assim que conquistamos esses resultados. Hoje, Max chegou ao seu 100º pódio na Fórmula 1, todos pela Red Bull Racing, e também à sua 56ª vitória. Superamos a Williams em número de vitórias, chegando a 114 na nossa vigésima temporada. Somos uma equipe forte e coesa, e é isso que nos leva a esses resultados”, finalizou Horner.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP da Arábia Saudita com o jornalista Rodrigo França direto de Jeddah.