A distribuição atual de pontos na Fórmula 1 pode ser alterada. A proposta, a ser discutida na próxima Comissão da F1, prevê que os carros que terminarem em 11º e 12º lugares também somem pontos no campeonato.
O domínio das principais equipes tem sido um tema recorrente na temporada. Red Bull, Ferrari, Mercedes, McLaren e Aston Martin, ocupam consistentemente as dez primeiras posições nos finais das corridas. Isso deixa pouca margem para as equipes menores conquistarem pontos, que são valiosos financeiramente.
Enquanto a Haas tem apenas quatro pontos e Williams e Alpine ainda não pontuaram, as equipes da frente colecionam muitos pontos, além de pódios e vitórias.
Christian Horner, chefe da Red Bull, se mostrou aberto à discussão sobre o assunto. “Estou meio indeciso sobre isso. É evidente a competitividade, mas parecem existir dois grupos na F1 no momento. As equipes de sexto a décimo estão travando uma batalha tão acirrada quanto as cinco primeiras”, afirmou após o GP da China.
Horner destacou a necessidade de analisar os dados antes de tomar uma decisão. “É preciso analisar os números e as estatísticas”, disse ele, que ainda não revelou como votará na proposta.