F1: Horner diz que investigação não influenciou saída de Newey

Christian Horner, chefe da Red Bull na Fórmula 1, descartou qualquer relação entre a investigação interna que sofreu no início da temporada, e a saída já anunciada de Adrian Newey da equipe.

Surgiram rumores de que Newey, responsável pelo projeto dos sete carros campeões da Red Bull, estaria deixando a equipe por causa de um relacionamento conturbado com Horner. Apesar de Horner ter sido inocentado pela investigação (realizada pela própria Red Bull) sobre suposta má conduta, boatos de tensão interna persistiram.

No entanto, Horner negou que sua presença tenha influenciado a decisão de Newey e acredita que o projetista simplesmente optou por buscar um novo desafio.

“Se você conversar com Adrian e ler suas declarações, verá que ele decidiu que, após 35 anos, com a equipe na força e profundidade de engenharia que temos, é o momento certo para se afastar. E sabíamos que esse momento estava chegando”, disse Horner, ao ser questionado sobre a suposta ligação entre ele e a saída de Newey.

“Construímos uma estrutura para pegar o bastão e seguir em frente, algo que vem sendo implementado nos últimos cinco ou seis anos”, acrescentou.

Horner destacou que ele e Newey permanecem em bons termos, e reiterou que a Red Bull está bem posicionada para continuar seu domínio com a configuração existente.

“Conversei bastante com Adrian sobre isso e a posição dele é muito clara. Tivemos e continuamos a ter um ótimo relacionamento, somos amigos e colegas de trabalho. Ele fez muito por esta equipe e ficaremos tristes em vê-lo partir. Mas ele deixou a equipe em boas condições e temos uma grande equipe com força e profundidade para seguir em frente”, disse o chefe da equipe.

Horner afirmou que a Red Bull vem se preparando para essa saída desde 2014, e admitiu que a equipe teve sorte de tê-lo por tanto tempo.

“Infelizmente, nada dura para sempre. Adrian ficou na Williams por sete anos, na McLaren por sete anos, e conseguimos tê-lo por dezoito. Acho que tivemos ótimos momentos dentro e fora das pistas. Foi uma jornada maravilhosa com Adrian, ele é um amigo, padrinho dos meus filhos e continuaremos amigos”, acrescentou.

Newey esteve presente no GP de Miami, mas Horner esclareceu que o britânico de 65 anos participará apenas de algumas corridas nesta temporada e não estará envolvido na operação de corrida.

“O foco de Adrian agora está totalmente no RB17 (hipercarro) e ele não participa mais de briefings nos finais de semana, exceto sobre estratégia de corrida. Ele não tem acesso a nenhum dado e seu foco agora está totalmente no RB17. Ele estará em algumas corridas entre agora e o final do ano, principalmente onde temos clientes do RB17”, finalizou Horner.