F1: “Hoje estamos com sentimentos contraditórios”, afirmou chefe da Sauber

A equipe Sauber lutou por uma vaga no Q3 na sessão de classificação para o GP do Japão de Fórmula 1. Numa sessão competitiva em Suzuka, Valtteri Bottas perdeu um lugar entre os dez primeiros por uma margem muito pequena, garantindo o 13º lugar no grid de largada para a corrida de amanhã. Do outro lado da garagem, os preparativos de Zhou Guanyu para a sessão de classificação, foram prejudicados por um problema técnico no TL3. Ele ainda tentou lutar por uma vaga no Q2, mas acabou não conseguindo e vai largar apenas em 20º lugar.

Alessandro Bravi, chefe da equipe: “Hoje nos deixa com sentimentos contraditórios. Do lado de Valtteri, mostramos uma melhoria em relação às corridas anteriores, já que ele teve a chance de chegar ao Q3 graças a uma boa volta na sessão de classificação. Ele ficou de fora por uma pequena margem, mas seus tempos de volta no Q1 e Q2 foram competitivos com Yuki (Tsunoda), que chegou ao Q3. Infelizmente, a sessão de classificação de Zhou não correu como esperado, pois ele perdeu a parte final do TL3 devido a um problema técnico que estamos investigando. Ele não pôde usar pneus macios na simulação de classificação, e como o TL3 foi uma sessão muito importante, especialmente porque as condições durante o TL2 não permitiram muitas voltas, faltou algum tempo crucial para ele se preparar. Zhou mostrou uma boa evolução entre o primeiro e o segundo stint, mas infelizmente não foi suficiente para passar para o Q2, com um tempo de volta que não reflete realmente todo o potencial. Os treinos de Zhou pareceram fortes e ele tem a possibilidade de recuperar algumas posições amanhã. No geral, as nossas atualizações, as que introduzimos em Melbourne e as que vieram aqui em Suzuka, melhoraram o desempenho do nosso carro e estamos otimistas de que podemos lutar por pontos na corrida”, concluiu.

Bottas: “Fiquei muito feliz com o comportamento do nosso carro hoje, tanto na sessão da manhã como durante a sessão de classificação. É bom estar de volta ao Q2 e bater à porta do Q3 também. É claro que teria sido ainda melhor ficar entre os dez primeiros, mas este resultado é a prova de que estamos no caminho certo com as melhorias que trouxemos nos últimos eventos, e por isso devemos prestar homenagem a à equipe em Hinwil pelo apoio contínuo. Demos alguns pequenos passos à frente ao longo do fim de semana, e olhando para amanhã, estou confiante de que, se acertarmos tudo, seremos capazes de travar uma disuta decente com os carros à nossa volta e trazer alguns pontos para casa”, acrescentou.

Zhou: “Hoje foi um dia difícil para mim. Infelizmente, devido a um problema técnico, perdi o final do TL3 e tive que passar do treino direto para a sessão de classificação. Dada a falta de preparação, foi bastante difícil para mim para prever o comportamento do carro, e embora tenha tentado maximizar tudo o que pude, simplesmente não tive aderência suficiente na traseira no último setor. Acredito que mais tempo para me preparar para a minhas voltas na sessão de classificação, teria me colocado em uma posição mais confortável. O grid é muito apertado, e embora a luta pelos pontos possa depender de quantas ultrapassagens serão possíveis, estou confiante de que conseguirei recuperar posições. Amanhã é um novo dia e como equipe, continuaremos a dar tudo de nós”, finalizou o piloto chinês.