O ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1996, Damon Hill, acredita que a McLaren poderia ser o destino ideal para o próximo passo na carreira de Adrian Newey, após a suposta saída do projetista-chefe da Red Bull no final da atual temporada.
Diversos rumores apontam que Newey deve encerrar sua longa passagem como chefe técnico da Red Bull, iniciada em 2006. No mês passado, surgiram notícias de uma grande proposta financeira atrativa da Aston Martin, e até mesmo uma ida para a Ferrari começou a ser cogitada de forma mais intensa nos últimos dias.
No entanto, Hill acredita que um reencontro com a McLaren, equipe onde Newey trabalhou entre 1997 e 2006, seria uma boa opção para o engenheiro britânico.
“Fico pensando, o que aconteceria se Adrian estiver procurando um novo time e considerasse a McLaren?”, disse Hill ao canal Sky Sports F1. “Eles já mostraram que estão no caminho certo, definitivamente é uma equipe em ascensão.”
Sob o comando de Newey, a McLaren conquistou o campeonato de construtores e pilotos em 1998 com o carro MP4/13, pilotado por Mika Hakkinen e no ano seguinte, a equipe repetiu o título de pilotos com o MP4/14, novamente com Hakkinen.
Com o domínio da Ferrari no início do milênio, a McLaren não conseguiu repetir esse sucesso inicial, e Newey se desentendeu com a estrutura rígida da equipe.
Desde então, Ron Dennis deixou a McLaren, e a equipe superou um período de vacas magras para se tornar novamente competitiva, a partir da segunda metade da temporada 2023.
A impressionante recuperação do time de Woking tem sido creditada ao chefe de equipe Andrea Stella, nomeado para o cargo em dezembro de 2022 pelo CEO, Zak Brown. Apesar das dificuldades iniciais na gestão de Stella, as atualizações feitas pela McLaren no meio da temporada passada, permitiram que a equipe passasse a brigar por pódios.
O bom momento se mantém na temporada atual, com Lando Norris ampliando seu total de pódios com subidas ao terceiro lugar na Austrália e na China.