F1: Hamilton teve feedback ignorado pela Mercedes em 2023

Lewis Hamilton, revelou na nova temporada da série da Netflix sobre a Fórmula 1, ‘Drive to Survive’, que teve seu feedback sobre o carro de 2023 minimizado pela Mercedes. A equipe conquistou apenas uma vitória desde o início da nova era de regulamentos em 2022, com George Russell no GP de São Paulo do mesmo ano.

A Mercedes apostou no conceito de ‘zeropod’, que contirbuiu para gerar fortes problemas de ‘porpoising’ já no início da temporada de 2022. Além disso, a falta de estabilidade traseira e arrasto prejudicou o desempenho dos modelos W13 e W14, pois a Mercedes decidiu manter o conceito em 2023, só desistindo dele na metade da temporada passada.

Na recém-lançada nova temporada de ‘Drive to Survive’, Hamilton foi filmado dando feedback sobre os problemas do W14 durante um debriefing da Mercedes no ano passado. Pouco depois, em entrevista, o piloto revela que suas observações foram inicialmente ignoradas pela equipe.

“Lembro de reclamar para a equipe e dizer: ‘Olha, precisamos fazer essas mudanças, caso contrário, essa é a trajetória que vamos seguir e é aqui que vamos terminar. Por favor, por favor, façam algo a respeito’. Lembro que eles disseram: ‘Sabemos o que estamos fazendo, você está errado’. Definitivamente foi um momento interessante. Eu pensei: ‘Ok, vou me afastar, não quero atrapalhar ninguém’. Então quando entramos na temporada, conversamos novamente e aí eles disseram: ‘Ah, talvez você estivesse certo’,” encerrou o heptacampeão.

A revelação de Hamilton levanta questões sobre o dinamismo interno na Mercedes e a importância dada ao feedback dos pilotos. Ele por sua vez, demonstrou confiança em sua própria avaliação, mesmo quando contrariada pela equipe. Talvez esse tenha sido um fator que pesou na decisão do britânico deixar a Mercedes no final da temporada 2024, e mudar para a Ferrari a partir de 2025.