F1: Hamilton pede mais transparência na categoria após polêmicas

Lewis Hamilton destacou os aspectos que ainda o motivam na Fórmula 1, mesmo diante de sua preocupação com as controvérsias extra pista que dominam o noticiário desde o início da temporada de 2024.

As acusações feitas contra o chefe da Red Bull Racing, Christian Horner, por uma funcionária da equipe, estão no centro das atenções da F1 desde o começo do ano. Horner foi inocentado após investigação feita pela própria Red Bull, através de um advogado contratado, mas a situação se agravou com o vazamento de supostas conversas entre Horner e a acusadora.

Jos Verstappen, pai do piloto da equipe, Max Verstappen, chegou a afirmar que a equipe poderia ‘implodir’ se Horner permanecesse no cargo.

Além do caso Horner-Red Bull, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, também está sob investigação por suposta interferência no resultado do GP da Arábia Saudita de 2023 e por tentar impedir a homologação do circuito de Las Vegas no ano passado.

Diante desses acontecimentos, Hamilton enfatizou a necessidade de transparência na categoria.

“A Fórmula 1 cresceu bastante de diversas maneiras”, disse Hamilton à imprensa. “Somos vistos e aceitos em muitos lugares, bem mais do que antes, o que considero muito positivo. É crucial nos mantermos fiéis aos valores centrais, que são integridade, transparência e confiança nos processos. Nossos fãs precisam confiar em nós, confiar no esporte.”

O piloto britânico afirmou que as polêmicas extra pista, que tanto têm repercutido, ‘não são a parte do esporte que eu amo’.

Questionado sobre o que ainda o atrai na Fórmula 1, Hamilton respondeu: “O que eu amo no esporte é o trabalho em equipe, a competição, é todo mundo se esforçando para ser o melhor. É cada integrante da equipe remando na mesma direção, em busca de algo quase inalcançável, como a perfeição, a inovação e o título. É algo incrível. E também as disputas acirradas. É isso que queremos ver mais na F1. Tivemos a era de domínio de Michael (Schumacher), a minha, isso acontece sempre. E não podemos tirar o mérito da Red Bull. Eles vêm fazendo um trabalho fantástico. O que eles conquistaram como equipe é realmente admirável. Eles elevaram o nível, e agora todos lutamos para chegar lá. Seria ótimo se a briga pelo campeonato fosse mais equilibrada, mas acredito que estão trabalhando nisso”, encerrou o heptacampeão.