F1: “Grande perda”, afirmou Marko sobre saída de Newey

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, classificou a saída de Adrian Newey da equipe de Fórmula 1 como uma ‘grande perda’ para o time.

A Red Bull confirmou no início da semana, que Newey se afastará gradativamente da equipe até sua saída oficial, no primeiro trimestre de 2025.

Newey foi peça fundamental no sucesso da Red Bull durante seus quase 20 anos na Fórmula 1. Sob sua liderança, a equipe conquistou seis títulos de construtores e sete de pilotos.

Com o futuro do renomado engenheiro britânico de 65 anos ainda incerto, Marko admite que sua saída é um duro golpe para a equipe de Milton Keynes.

“É claro que é uma grande perda para a Red Bull Racing”, disse Marko ao jornal austríaco Kronen Zeitung. “Mesmo que ele nem sempre estivesse envolvido no dia a dia, e não prestasse atenção a cada detalhe, era ele quem detinha o conhecimento complexo de aerodinâmica e aderência mecânica de todo o carro. Além disso, seus grandes sucessos o tornaram uma lenda.”

Newey tem sido fortemente ligado a uma mudança para a Ferrari, enquanto o RacingNews365 informou que a Williams também está interessada em contratá-lo.

A saída de Newey coincidirá com a mudança de regulamento da F1 em 2026. Isso significa que ele não trabalhará no carro da Red Bull para a próxima temporada.

Embora Marko tenha dado suporte à equipe de engenharia para lidar com a ausência de Newey, ele reconheceu o papel fundamental do britânico na interpretação de novos regulamentos.

“Construímos uma jovem equipe de engenharia nos últimos anos, então estamos bem posicionados”, acrescentou Marko. “Mas é claro que em 2026 haverá novas regras. Sempre que novas regulamentações chegavam, era geralmente Adrian quem as entendia melhor primeiro”, finalizou o austríaco.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com os jornalistas Victor D. Berto e Rodrigo França.