F1: GP da Austrália pode abrir a temporada a partir de 2025

O GP da Austrália está pronto para ser a primeira etapa da temporada da Fórmula 1 a partir de 2025, enquanto o CEO da categoria, Stefano Domenicali enfrenta os desafios impostos pelo período do Ramadã no Oriente Médio.

Este ano, o Ramadã começou em 10 de março, o que obrigou a F1 a antecipar as datas dos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita em um dia, para 02 e 09 de março, respectivamente, realizando assim as duas etapas aos sábado, ao invés dos tradicionais domingos.

Isso ocorreu porque devido ao Ramadã, a corrida na Arábia Saudita não poderia ser realizada no domingo, sendo então antecipada para o sábado. Porém, isso obrigou a antecipação da corrida no Bahrein também para o sábado, pois não haveria tempo para toda a logística da F1 ser tranportada para a Arábia Saudita e realizar a corrida antecipada para o sábado.

Com o Ramadã começando em 1º de março de 2025, a F1 considera trazer a Austrália para a abertura da temporada, conforme uma cláusula no contrato assinado em 2022.

Embora a data seja precoce para a Austrália, as condições climáticas são favoráveis e a mudança permitiria à categoria estender a temporada, e assim evitar um calendário muito condensado mais tarde na segunda metade do ano.