F1: “Foi como pilotar no gelo”, afirmou Verstappen em Xangai

A primeira sessão de classificação Sprint na temporada 2024 de Fórmula 1, foi bastante afetada pela chuva momentos antes do final do Q2, condição que se manteve no decisivo Q3. Max Verstappen, conhecido especialista em pistas molhadas, descreveu a experiência de pilotar no Circuito Internacional de Xangai, como ‘pilotar no gelo’.

O holandês largará em quarto lugar na corrida Sprint de sábado na China, atrás de Lando Norris (pole position), Lewis Hamilton e Fernando Alonso. A chuva bagunçou as previsões iniciais, já que Verstappen era apontado como favorito.

“Estava incrivelmente escorregadio”, disse o piloto da Red Bull. “Tive muita dificuldade para aquecer os pneus, era muito difícil manter o carro na pista, e não funcionou direito para mim. Foi como pilotar no gelo. Acho que merecemos a posição que estamos no grid porque, na chuva, não está funcionando para mim, mesmo que eu ache que estamos bem no seco. Então claro, estou feliz com isso.”

Com apenas um treino livre realizado antes da classificação afetada pela chuva, restam muitas dúvidas para a corrida Sprint de sábado. Apesar de largar da segunda fila, Verstappen acredita que ainda há chances de um bom resultado.

“Não é ideal largar por dentro aqui, tem muito menos aderência por causa dessa pintura no asfalto”, disse Verstappen. “Temos que tentar ter a melhor largada possível. Depois, será um longa stint com um único jogo de pneus na Sprint, o que torna tudo interessante”, completou o holandês.