F1: Final de semana perfeito para a Ferrari

A Ferrari teve um final de semana perfeito no GP da Austrália de Fórmula 1, com Carlos Sainz vencendo a corrida e Charles Leclerc ficando em P2, garantindo assim a 86ª dobradinha da equipe e sua 244ª vitória. A Scuderia também conseguiu a maior pontuação possível em um GP, 44 pontos, graças ao piloto monegasco também ter conquistado o ponto extra pela volta mais rápida da corrida.

Fred Vasseur, chefe da equipe: “Hoje quero dar os parabéns a toda a equipe, porque todos fizeram um trabalho perfeito e essa dobradinha é a recompensa pelo trabalho fantástico que começou na temporada passada, e que agora continua tanto na pista como em Maranello. Claro que Carlos merece uma menção especial porque há pouco mais de duas semanas passou por uma cirurgia. Agora é como se isso nunca tivesse acontecido e ele conseguiu manter o foco o tempo todo, para encerrar um fim de semana sensacional. Charles também teve um desempenho sólido porque, depois de uma qualificação nada perfeita, teve que administrar os pneus, mas conseguiu reagir graças ao desempenho que obteve do carro. Ele esteve muito bem no primeiro e no último trecho e a volta mais volta rápida que conseguiu no final, confirma o progresso que fizemos em termos de gerenciamento de pneus. Fomos rápidos durante todo o final de semana desde o primeiro treino livre e acho que demos um bom passo à frente em comparação com onde estávamos há um ano, quando saímos de Melbourne sem conseguir marcar pontos. Não ficamos desapontados com os nossos resultados no Bahrein e na Arábia Saudita, nem nos deixamos levar por esta dobradinha. Devemos continuar com esta abordagem nas próximas corridas, porque só assim conseguiremos os resultados que pretendemos”, concluiu.

Sainz: “Que montanha-russa! Estou extremamente feliz! Me senti bem no carro desde a primeira volta e depois de ultrapassar Max (Verstappen), quando estava ao ar livre, comecei a estabelecer um ritmo forte que me levou até a linha de chegada, trazendo para casa a primeira vitória da temporada. Também estou feliz que George (Russell) esteja bem depois do forte acidente. A equipe merece essa dobradinha, fizemos um trabalho fantástico durante todo o fim de semana, do TL1 até a última volta. Executamos uma corrida perfeita, acertamos em cheio na estratégia e os mecânicos foram incríveis, proporcionando pit stops precisos e rápidos todas as vezes. Parabéns a todos! Vamos levar esse impulso para o Japão! Vamos!”, acrescentou.

Leclerc: “Foi um fim de semana muito bom para a equipe. Maximizamos os nossos pontos e não deixámos nada em jogo, conseguindo uma dobradinha e a volta mais rápida. Carlos fez um trabalho sólido hoje. Da minha parte, fiz um bom primeiro trecho e conseguimos passar à frente do Lando (Norris) no pit stop. Lutei um pouco com a granulação no meu primeiro conjunto de pneus duros e tive um ritmo mais forte no último stint do segundo set de duros, administrando a diferença para Lando. Começamos a temporada com três finais de semana em que aproveitamos ao máximo o nosso potencial, o que é muito bom e é um testemunho de todo o trabalho árduo que a nossa equipe tem feito nos últimos meses”, encerrou o piloto monegasco.