Lando Norris causou apreensão entre seus fãs no início do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, quando imagens da largada mostraram o britânico movendo seu carro antes das luzes vermelhas se apagarem, mas o piloto da McLaren escapou de uma punição e a FIA esclareceu o motivo.
Norris se moveu levemente antes do apagar das luzes, mas parou imediatamente e não largou antes das luzes se apagarem. Ainda assim, George Russell, da Mercedes, que largava praticamente ao lado, reportou o movimento.
Após analisar as imagens, a FIA optou por não penalizar Norris. A chave para a decisão está na tecnologia embarcada nos carros. O órgão regulador esclareceu que a detecção de movimento na largada, se baseia exclusivamente em dados de transponders fornecidos pela própria FIA. No caso de Norris, o dispositivo não detectou infração, encerrando o caso e evitando uma possível penalidade de tempo.
“Os comissários analisaram os dados do sistema de posicionamento/balizamento, vídeos e determinaram que o vídeo mostava que o carro 4 se moveu antes do sinal de largada. No entanto, o transponder aprovado e fornecido pela FIA instalado no carro não indicou uma ‘queima de largada’. O Artigo 48.1 a) do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, afirma claramente que o julgamento sobre a ocorrência ou não de uma ‘queima de largada’ deve ser feito de acordo com o transponder, que não detectou a infração. Nessas circunstâncias, não tomamos nenhuma outra ação”, encerra o comunicado da FIA.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP da Arábia Saudita com o jornalista Rodrigo França direto de Jeddah.