A Ferrari testou um novo dispositivo para controlar o spray durante corridas da F1 na chuva. Nesta quinta-feira (9), em Fiorano, a equipe adicionou uma cobertura em cima dos quatro pneus como uma maneira de controle dos respingos d’água.
Quem participou do teste na pista privativa da escuderia foi Arthur Leclerc, irmão mais novo de Charles. O monegasco pilotou o SF-75, carro de 2023, calçado com commpostos de chuva extrema. Enquanto a peça da parte da frente tinham dois furos, as de trás eram inteiriças.
Ainda, para aprofundar a atividade, o piloto reserva Oliver Bearman correu atrás de Leclerc com o carro de 2024 para testar a visibilidade no traçado.
A FIA, entidade máxima do automobilismo, realizou o primeiro teste para controle de spray em uma molhada Silverstone no ano passado – quem pilotou foi Mick Schumacher e Oscar Piastri acompanhando atrás. O principal objetivo é encontrar uma solução que melhore a visibilidade dos carros em condições de chuva.
Apesar de na época nenhuma imagem ter sido divulgada, o corpo governamental disponibilizou projeções 3D do dispositivo, coberturas parciais das rodas tanto da parte dianteira quanto na parte traseira do carro.
Primeras fotos de los nuevos guardabarros que se están probando en Fiorano para disminuir spray en condiciones mojado. Se cubre prácticamente toda la rueda. Sigue habiendo el spray generado por el difusor, pero en la comparativa se nota mejora en la visibilidad
📷 @formu1a__uno pic.twitter.com/FhXSKrnh21— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 9, 2024