F1: Ferrari estuda copiar suspensão da Red Bull

A Ferrari parece finalmente ter encontrado ritmo para brigar com a Red Bull. Charles Leclerc venceu o GP de Mônaco de Fórmula 1, quebrando um jejum de vitórias do monegasco em sua corrida em casa, mas a busca pela supremacia pode ir além. Segundo o Motorsport.com Espanha, a Ferrari considera copiar a suspensão da Red Bull.

No início da temporada passada, com as novas regras, a Ferrari até mostrou força, vencendo duas das três primeiras corridas. Mas a velocidade da Red Bull se tornou imbatível, deixando os adversários sem chances de vitória, e muito menos do título.

Corridas recentes este ano, porém indicam uma mudança de cenário. Lando Norris venceu em Miami e Leclerc confirmou a boa fase em Mônaco, além da vitória de Carlos Sainz na Austrália. O domínio avassalador da Red Bull parece ter ficado para trás. Com pacotes de atualização significativos chegando no decorrer do ano, será interessante ver como as equipes se equilibram.

A Ferrari olha para o futuro. A Scuderia estuda seriamente replicar a suspensão dianteira da Red Bull. Atualmente, a equipe italiana, junto com a Haas (que usa peças da Ferrari), é a única que utiliza suspensão push-rod. Ao que parece, a Ferrari concluiu que a melhor opção é migrar para a pull-rod.

Os engenheiros da Ferrari estariam começando a entender ‘aspectos-chave’ para competir de igual para igual com Red Bull e McLaren. O desenvolvimento do carro deve ser finalizado até 2026, já que a adaptação do novo conceito exigirá tempo.

As mudanças na suspensão dianteira buscam ganhos aerodinâmicos no fluxo de ar na parte frontal do carro e na entrada dos túneis Venturi. No entanto, a implementação exigirá muito trabalho da Ferrari, pois também será necessário um chassi completamente novo.