A Ferrari teve um dia de treinos livres misto no circuito Hermanos Rodriguez, preparando-se para o Grande Prêmio do México. Charles Leclerc e Carlos Sainz terminaram as sessões em terceiro e décimo primeiro, respectivamente, mas a ordem de desempenho ainda está longe de ser clara devido aos diferentes programas rodados pelas equipes.
Na primeira sessão de treinos, a Scuderia concentrou-se em otimizar o resfriamento dos diversos componentes do carro, um fator crucial nas condições mexicanas. Além disso, ambos os pilotos testaram um protótipo de pneu C4 para uso possível em 2024, juntamente com os outros três compostos fornecidos pela Pirelli.
Charles Leclerc marcou seu melhor tempo na primeira sessão com pneus macios, registrando 1’20″297 após completar 30 voltas. Carlos Sainz teve alguns problemas hidráulicos que o tiraram da pista por 15 minutos, mas a equipe resolveu rapidamente o problema. Ele conseguiu registrar um tempo de 1’20″479, completando seu programa planejado com 23 voltas.
Na segunda sessão, ambos os pilotos começaram com os pneus protótipo antes de mudar para os compostos Médio e Macio. Leclerc e Sainz fizeram seus melhores tempos na sessão com pneus macios, registrando 1’18″952 e 1’19″257, respectivamente. No último terço da sessão, ambos os pilotos rodaram com uma carga de combustível mais pesada usando pneus médios.
Em relação ao treino classificatório de sábado e à corrida, ainda há trabalho a ser feito em termos de configuração. Leclerc comentou sobre o dia: “Foi um dia positivo no geral, pois pudemos testar tudo o que queríamos. Tentamos todos os pneus disponíveis e trabalhamos um pouco na configuração. Claro que, sendo sexta-feira, ainda há trabalho a ser feito para a qualificação e corrida de amanhã.”
Carlos Sainz também expressou seu otimismo, apesar do contratempo na primeira sessão. “Foi uma sexta-feira movimentada aqui no México, já que trabalhar com os pneus protótipo sempre muda as coisas. Apesar de um pequeno contratempo, conseguimos cobrir nossos principais itens no plano de corrida ao longo do dia. Ainda há trabalho a ser feito antes da qualificação, então estou ansioso para analisar nossos dados esta noite.”
Ambos os pilotos estão ansiosos para a terceira sessão de treinos livres e para o treino classificatório, que serão cruciais para afinar a configuração do carro. A equipe italiana, portanto, tem muito em sua agenda antes das ações do fim de semana esquentarem.