F1: Ferrari confiante em evolução no desempenho também nas corridas

Depois de apresentar o novo SF-24, a Ferrari garantiu que manterá seu poderio nas classificações, apesar de priorizar melhorias para as corridas na temporada 2024 da Fórmula 1.

O diretor técnico, Enrico Cardile, afirmou que o objetivo é ‘unir os dois mundos’, ou seja, ter um carro competitivo em uma volta única, mas também uma plataforma mais amigável e explorável que permita bom desempenho ao longo das provas.

“A intenção é ter um carro bem equilibrado, fácil de extrair performance, o que é possível com pneus novos em uma volta, mas fica cada vez mais complicado na corrida com desgaste e mudanças de vento”, afirmou Cardile.

Desde a adoção do novo regulamento aerodinâmico em 2022, a Ferrari brilhou nos sábados. O problema é que as várias poles não se converteram em vitórias consistentes. Em 2022, foram doze poles e apenas quatro vitórias, enquanto em 2023, o SF-23 conquistou sete poles, mas só venceu uma corrida, com Carlos Sainz em Singapura.

Cardile garante que o SF-24 foi pensado para eliminar esse problema e buscar um equilíbrio maior, e afirmou: “As mudanças aerodinâmicas priorizaram aspectos diferentes. Só saberemos se haverá um comprometimento das sessões de classificação em relação à corrida quando estivermos na pista. AInda é cedo para afirmar se este carro será mais competitivo em corrida do que na classificação, como nos modelos anteriores”, concluiu.

A temporada 2024 está prestes a começar, e a expectativa em relação ao desempenho da Ferrari é grande. Agora resta aguardar para o SF-24 ir para a pista e mostrar sua verdadeira performance.