F1: Ferrari admite ter colocado Leclerc em situação difícil em Melbourne

A Ferrari reconheceu que suas decisões estratégicas prejudicaram a chance de vitória de Charles Leclerc no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1.

Leclerc liderou os treinos livres, mas se classificou em um decepcionante quinto lugar devido a problemas de acerto com o carro. A classificação ruim colocou o monegasco atrás de Lando Norris, e a Ferrari optou por um undercut agressivo para tentar colocá-lo na segunda posição.

No entanto, o pit stop de Leclerc aconteceu sete voltas antes do de Carlos Sainz, que pôde estender seu stint e abrir uma vantagem de nove segundos. Leclerc fez um final de prova impressionante, mas só conseguiu chegar a 2.3s do companheiro de equipe, mas de qualquer forma, formando uma dobradinha para a equipe italiana.

O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, explicou a diferença de desempenho: “Estamos falando de meio décimo para cima ou para baixo. A classificação é uma coisa, o ritmo é outra. Acho que durante a corrida, cobrir Oscar (Piastri) no início não foi o ideal em termos de tempo.”

“Mas não queríamos perder a posição na pista e isso colocou Charles em uma situação difícil”, completou Vasseur.

Leclerc reconheceu o mérito da vitória de Sainz e afirmou: “Não fui bom o suficiente na classificação ontem. Na corrida, no segundo stint, após o safety car, tive bastante granulação no pneu dianteiro esquerdo. O último stint foi muito bom, mas não o suficiente. Carlos simplesmente esteve melhor neste fim de semana.”

“É assim há três anos, onde chegamos em uma corrida e Carlos está melhor. E então eu aperto e vou melhor na próxima. É assim que vamos evoluir. É empolgante como piloto ter um companheiro de equipe tão rápido. Ele está impecável desde o início do fim de semana. Parabéns ao Carlos”, finalizou o piloto monegasco.